GUERRA NO ORIENTE MÉDIO

Termos de novo período de trégua são discutidos entre Israel e Hamas

Israel e Hamas decidiram por uma trégua temporária, nos últimos dias, e agora discutem a possibilidade de um novo cessar-fogo no conflito.

Compartilhe:
29 de novembro de 2023
Portal GCMAIS

Líderes de Israel e do grupo Hamas estão atualmente em negociações sobre uma nova fase do acordo de trégua na Faixa de Gaza, após uma sequência de dias de cessar-fogo entre os dois lados. Um dos pontos discutidos é a libertação de reféns, abrangendo não apenas mulheres e menores de idade, mas também homens e militares.

Termos de novo período de trégua são discutidos entre Israel e Hamas
Foto: Reprodução

Nesta terça-feira (28), representantes da Agência Central de Inteligência dos Estados Unidos (CIA) e do Mossad de Israel se reuniram em Doha com o primeiro-ministro do Catar para debater a viabilidade de um novo cessar-fogo mais duradouro no conflito. As discussões visam evitar interrupções curtas e recorrentes.

Antes desse encontro, os negociadores do Catar consultaram autoridades do Hamas para avaliar a disposição do grupo em concordar com os novos termos propostos. O resultado dessas discussões ainda não foi esclarecido.

William Burns, diretor da CIA, esteve em Doha para participar de reuniões sobre o conflito entre Israel e o Hamas, abordando questões relacionadas aos reféns. O encontro também contou com a presença de David Barnea, chefe do Mossad israelense, e do primeiro-ministro do Catar, Mohammed Bin Abdulrahman al-Thani, que se reuniram com autoridades egípcias.

O Catar, onde vários líderes políticos do Hamas têm sua base, tem desempenhado um papel central nas negociações entre o grupo militante palestino e Israel.

A recente extensão do acordo de trégua por quatro dias em Gaza foi anunciada pelo Catar um dia após seu vencimento, que seria na noite de segunda-feira (27). Este período de pausa representou a primeira trégua em sete semanas na Faixa de Gaza, que foi marcada por intensos bombardeios israelenses em resposta a um ataque do Hamas em 7 de outubro. O compromisso de Israel em acabar com o governo do Hamas em Gaza intensificou as tensões, resultando em um número significativo de mortes, incluindo crianças, segundo autoridades de saúde em Gaza.

Durante os primeiros quatro dias da trégua, o Hamas liberou 50 mulheres e crianças israelenses mantidas como reféns, enquanto Israel libertou 150 detentos de suas prisões, todos mulheres e adolescentes. Como parte da prorrogação de dois dias da trégua, o Hamas concordou em liberar mais 10 mulheres e crianças israelenses por dia. Até agora, não há sinais de que o Hamas esteja disposto a liberar homens ou militares israelenses entre os capturados.

Com informações da Agência Brasil.

Leia também | Israel aprova cessar-fogo temporário por libertação de reféns

>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.