Ícone do site Portal GCMAIS

Jade Romero assume como governadora do Ceará pela segunda vez este mês

Jade Romero assume como governadora do Ceará pela segunda vez este mês

Foto: Reprodução

A vice-governadora Jade Romero (MDB) assume nesta quinta-feira (30) o Governo do Estado do Ceará, pela segunda vez no mês de novembro. Ela substitui o governador Elmano de Freitas (PT), que viaja para Dubai. A última ocasião foi no último dia 5, quando Elmano transferiu o cargo para cumprir agenda oficial na Holanda.

Conforme divulgado pelo chefe do Executivo estadual, ele estará acompanhando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). “Viajo hoje para Dubai, nos Emirados Árabes, para participar, juntamente com o presidente Lula e outros líderes mundiais, da 28ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 28)”, publicou.

“Será uma oportunidade para discutir sobre as alternativas e soluções para combater as mudanças climáticas, em especial, projetos de energias renováveis e medidas para garantir a preservação do bioma da caatinga, único bioma exclusivamente brasileiro”, disse ainda o governador. “Seguiremos com os trabalhos por aqui. Cuidando sempre dos nossos irmãos e irmãs cearenses”, respondeu Jade.

Na última ocasião em que a emedebista assumiu o governo, ela ficou na posição entre 5 e 8 de novembro. A ocasião atual é a terceira em que Jade governa o Ceará, com a primeira tendo acontecido em abril deste ano, pouco mais de três meses após o novo governo iniciar no estado. Em abril, Elmano também viajou integrando a comitiva de Lula, quando viajaram à China.

Jade Romero é a segunda mulher a ocupar o cargo de vice-governadora do estado – a primeira foi Izolda Cela, que esteve na função de 2015 a 2022. Jade também lidera a Secretaria Estadual das Mulheres. Durante a gestão de Camilo Santana (PT) à frente do governo estadual, ela foi secretária do Esporte, também já tendo atuado como secretária de Participação Popular de Fortaleza.

Publicidade

A indicação dela, durante a formação da chapa de Elmano em 2022, buscava contemplar o MDB (principal aliado do PT naquela eleição) e destacar um nome feminino na disputa eleitoral, após Izolda Cela ter sido preterida pelo PDT para ser candidata a governadora.

Leia também | Elmano anuncia Jade Romero a secretária estadual das Mulheres

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Sair da versão mobile