AFUNDAMENTO DO SOLO

Novo tremor é registrado em região de mina que pode colapsar em Maceió

Tremor aconteceu a 330 metros de profundidade; a área mais afetada é a cavidade da mina 18, que afundou 11,4 cm nesta sexta-feira

Compartilhe:
1 de dezembro de 2023
Portal GCMAIS

A Defesa Civil de Maceió informou que nesta sexta-feira (1) foi registrado um evento sísmico de magnitude de 0,39Ml a 330m de profundidade na região do Mutange, onde está localizada a mina número 18 de exploração de sal-gema pela Braskem.

Novo tremor é registrado em região de mina que pode colapsar em Maceió
Foto: Reprodução

O órgão informou que mantém alerta máximo e constante observação devido ao risco de iminente colapso da mina 18, na região do antigo campo de treinamento do clube de futebol CSA, no Mutange. Três sensores no local continuam apresentando alertas de movimentação.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Nas últimas 24 horas, foi registrado 11,4 cm de afundamento, com média de 1 cm por hora.

Braskem retira trabalhadores da área de mina em Maceió

Após recomendação do Ministério Público do Trabalho (MPT), a mineradora Braskem retirou seus empregados efetivos e terceirizados da área da mina 18.

O procurador do Trabalho Rodrigo Alencar condicionou a retomada dos trabalhos à avaliação técnica das autoridades competentes no sentido de garantir a segurança de todos os trabalhadores relacionados à empresa.

O que é sal-gema

Encontrado em profundidades de até 2 mil metros, o sal-gema, explorado pela Braskem em Maceió (AL), onde pelo menos um dos 35 poços perfurados corre “risco iminente de colapso”, é um produto usado, principalmente, na indústria química — neste caso, fabricação de PVC. Ele possui cloreto de sódio, assim como o sal marinho — que é transformado em sal de cozinha —, mas a diferença está em como eles se formam, são obtidos e para o que são utilizados.

Enquanto o sal de cozinha é obtido no mar, através da evaporação da água salgada, o sal-gema é uma rocha que precisa se extraída em camadas profundas por meio de uma espécie de salmoura. Ele pode ser encontrado no mundo todo, e cientistas estimam que sua formação se deu ao longo de 500 mil anos debaixo da terra.

No caso da comprometida mina no bairro Mutange, em Maceió, essa extração era feita a partir de uma profundidade de cerca de mil metros. Os poços eram cavados e, neles, era injetada água, que agia formando uma espécie de salmoura. O sal-gema, então, era extraído.

O sal-gema é matéria-prima versátil, usado na fabricação de cloro, soda cáustica, ácido clorídrico e bicarbonato de sódio e na composição de produtos farmacêuticos, nas indústrias de papel, celulose e vidro, e em produtos de higiene, como sabão, detergente e pasta de dente. É usado também no tratamento da água.

Leia também | Tremor de terra é relatado por moradores de cidades do Ceará

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.