Ícone do site Portal GCMAIS

Tartaruga marinha é encontrada morta na Praia do Titanzinho, em Fortaleza

Tartaruga marinha é encontrada morta na Praia do Titanzinho, em Fortaleza

Foto: Divulgação

Uma tartaruga marinha foi encontrada morta na Praia do Titanzinho, em Fortaleza, nesta sexta-feira (1º). Conforme relatos de internautas nas redes sociais, o animal encalhou no período da manhã e teria saído da região da Praia do Futuro.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Entre as causas dos encalhes destes animais, especialistas explicam que eles se dão por razões que vão desde doenças infecciosas e parasitárias, ingestão de resíduos sólidos até a pesca incidental, considerada um dos maiores problemas para a conservação de tartarugas marinhas no mundo. Uma das formas de reduzir essas mortes é evitar o descarte de lixo no mar e consumir pescados obtidos através da pesca que respeita a legislação ambiental.

Tartaruga morta na Praia do Titanzinho

A urbanização ao longo da costa de Fortaleza também pode ser um fator importante nos encalhes de tartarugas. O desenvolvimento costeiro pode degradar e fragmentar os habitats naturais, tornando mais difícil para as tartarugas encontrarem locais adequados para a desova. Atualmente, diversas organizações e grupos de conservação estão trabalhando para combater os encalhes de tartarugas. Iniciativas de monitoramento das praias, resgate de tartarugas feridas e programas educacionais são essenciais para conscientizar a comunidade local sobre a importância da preservação dessas espécies ameaçadas.

Leia também | Vendas de apartamentos crescem 12% em Fortaleza em 2023, aponta Lopes Immobilis
Sair da versão mobile