AUMENTO DE CASOS

Ceará intensifica vacinação contra a covid-19 a partir desta segunda-feira (4)

Foram, até agora, 19.136 casos de covid-19 registrados no Ceará no ano de 2023, além de 77 mortes

Compartilhe:
3 de dezembro de 2023
Portal GCMAIS

O estado do Ceará vai intensificar a vacinação contra a covid-19 a partir desta segunda-feira (4), conforme divulgado pela Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). A ampliação das aplicações se dá em meio a novos aumentos no número de casos de covid, com o surgimento de novas variantes.

Ceará intensifica vacinação contra a covid-19 a partir desta segunda-feira (4)
Foto: Divulgação / Governo do Ceará

A gestão estadual informa que, de 4 a 15 de dezembro, os Vapt Vupt Antônio Bezerra, Messejana e Papicu, em Fortaleza, estarão abertos para vacinar a população das 8h às 17h. Os postos de saúde também funcionarão na capital e no interior.

O índice de aplicação da vacina bivalente no Ceará é atualmente de 17,1%. “A atualização vacinal, especialmente com a bivalente, não protege as pessoas somente contra o vírus original da covid-19. A bivalente é capaz de produzir anticorpos contra a Ômicron e novas subvariantes decorrentes dela”, explica o secretário executivo de Vigilância em Saúde da Sesa, Antonio Silva Lima Neto.

Conforme a secretária estadual da Saúde, Tânia Mara Coelho, o governo conta ainda com a contribuição da população para elevar a cobertura vacinal. Ela destaca ainda que os pais também podem aproveitar a oportunidade para atualizar o calendário vacinal dos filhos com outras vacinas disponíveis.

Foram, até agora, 19.136 casos de covid-19 registrados no Ceará no ano de 2023, além de 77 mortes. Apenas no mês de novembro, foram registrados 2.809 casos da doença. Os dados dizem respeito a resultados de testes rápidos e exames RT-PCR realizados no estado, ou seja, não leva em conta a possível – e provável – subnotificação de casos de covid.

O Governo do Estado recomenda que a população, em especial trabalhadores da área da saúde, completem o esquema vacinal e adotem o uso de máscaras em unidades de saúde e em casos de sintomas gripais. Caso apresentem sintomas, deve-se ainda procurar atendimento médico e realizar testes quando houver recomendação do profissional de saúde.

Leia também | Casos de HIV/aids e sífilis registram aumento entre homens jovens no Brasil

>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.