RICARDO CAVALCANTE

Presidente da Fiec modera painel sobre hidrogênio verde durante a COP28

Durante o painel, Ricardo Cavalcante pontuou que a transição energética é um dos principais pontos que impulsionam o novo processo de industrialização no Brasil

Compartilhe:
3 de dezembro de 2023
Portal GCMAIS

O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), Ricardo Cavalcante, mediou o Painel Transição Energética – Hidrogênio de Baixo Carbono, que integra a programação da Conferência de Mudanças Climáticas da ONU (COP28), para falar sobre aspectos da produção do hidrogênio verde. O painel aconteceu neste domingo (3), em Dubai.

Presidente da Fiec modera painel sobre hidrogênio verde durante a COP28
Foto: Divulgação

Na ocasião, foram pautados projetos de pesquisa e de mercado que têm orientado a produção nacional para a chamada economia do hidrogênio. O Brasil é apontado como tendo papel fundamental no processo de transição energética no cenário mundial.

Entre os participantes do painel estavam também o ministro de Minas e Energias do Brasil, Alexandre Silveira de Oliveira; o secretário nacional de Transição Energética e Planejamento do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Thiago Barral; o secretário de Economia Verde, Descarbonização e Bioindústria do MDIC, Rodrigo Rollemberg; o diretor de Sustentabilidade da Weg, Daniel Godinho; e o Diretor de Relações Institucionais e ESG da Prumo Logística, Eduardo Kantz.

Durante o painel, Ricardo Cavalcante pontuou que a transição energética é um dos principais pontos que impulsionam o novo processo de industrialização no Brasil. O presidente da Fiec reforçou ainda a importância de gerenciar a abundância de fontes no território nacional e ao mesmo tempo preparar o ambiente para aproveitar a janela de oportunidades que a economia do hidrogênio deve proporcionar no país.

O estado do Ceará, em meio a isso, tem se mobilizado na direção da produção de hidrogênio verde. Na última semana, assinou um Memorando de Entendimento com o Grupo Jepri para o desenvolvimento de uma planta de hidrogênio verde no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), situado na Região Metropolitana de Fortaleza. Esse foi o 35° memorando assinado entre o estado e empresas nacionais e estrangeiras.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Leia também | Ceará assina 35º memorando para produção de hidrogênio verde no Complexo do Pecém

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.