A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) se pronuncia nesta segunda-feira (4) sobre o lançamento indevido no mar da Praia de Iracema, envolvendo a rede de esgoto na região. O caso é tema de tensão entre a Cagece, do Governo do Estado, e o prefeito José Sarto (PDT), desde que veio à tona no início do último mês.
Após o surgimento de uma larga mancha escura no mar, Sarto se pronunciou nas redes sociais, no dia 3 de novembro, falando sobre “irregularidades feitas pela Cagece” no que diz respeito à rede de esgoto em Fortaleza. “A nossa equipe da Prefeitura de Fortaleza identificou ligações clandestinas e vazamentos de esgotos despejados irregularmente na rede de drenagem da orla da cidade. Os responsáveis serão notificados, com todo o rigor”, disse o prefeito, na ocasião.
A Seuma foi acionada para realizar um levantamento dessas ligações irregulares e divulgou, ainda na primeira semana de novembro, um documento que identifica ao menos 26 ligações indevidas, atribuídas à Cagece. Os pontos ficam em diferentes pontos da orla de Fortaleza: na Praia de Iracema, no Poço da Draga e no Riacho Maceió. A inspeção, conforme a Prefeitura, percorreu mais de 140 quilômetros de galerias de drenagem para identificar essas irregularidades.
Nesta segunda, a Cagece vai apresentar um relatório de análise e descrição das ações realizadas pela Companhia nos locais em que possivelmente haja as ligações irregulares apontadas pela Seuma. A apresentação será feita pelo presidente da Cagece, Neuri Freitas.
A tensão entre Cagece e Sarto é mais um capítulo de disputa pública entre a Prefeitura de Fortaleza e o Governo do Estado. Desde o início do ano, quando o atual governador Elmano de Freitas (PT) assumiu o cargo, as gestões estadual e municipal vêm trocando farpas publicamente. Elmano foi lançado como candidato após o rompimento entre PT e PDT, a nível estadual, e derrotou o aliado de Sarto – e antecessor na Prefeitura de Fortaleza – Roberto Cláudio (PDT).
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Leia também | Sarto fala de “irregularidades da Cagece” após manchas no mar da Praia de Iracema