A primeira semana de dezembro terá o predomínio de estabilidade, isto é, pouco favorável a chuvas mais expressivas, de acordo com previsão da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).
Atualmente, o Estado está sob influência de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), que encontra-se localizado no interior da região Nordeste. Esta condição, associada ao calor e a umidade, e atuação do sistema de brisa, a presença da borda do VCAN sobre o Estado, deve favorecer a ocorrência de precipitações isoladas e passageiras nesta até a próxima quarta-feira (6).
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Para a faixa litorânea, Cariri, Jaguaribana e Sertão Central e Inhamuns, as chuvas estão previstas para os períodos das noites, madrugadas e começo das manhãs. Para o Litoral Norte, Ibiapaba e a parte norte do Sertão Central e Inhamuns, as chuvas estão previstas para o período das tardes.
As temperaturas máximas podem apresentar picos de 40°C no Cariri e Jaguaribana, ficando entre 35°C e 38°C na maior parte do interior. Na faixa litorânea, máximas entre 31°C e 34°C.
A umidade relativa do ar deve se manter acima de 25% no decorrer do período.
Leia também | Cidades do Ceará atingem máximas de 40ºC com onda de calor até sexta-feira (17)