O fenômeno Halo Solar voltou a chamar a atenção no céu do Ceará nesta segunda-feira (4). Um dos locais onde foi observado um brilho diferenciado ao redor do sol foi na cidade de Cedro, no centro-sul do estado. Segundo informações da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), a ocorrência não é incomum e também não está relacionada diretamente às chuvas.
>>> Siga o GCMAIS no Google Notícias <<<
O Halo solar é um dos fenômenos ópticos, como arco-íris, irisação e o raio crepuscular. O fenômeno é causado pelas refrações e reflexões da luz em pequenos cristais de gelo suspensos nas nuvens localizadas na troposfera. Os cristais surgem entre 6 a 18 km de altura.
Halo Solar no Ceará
O brilho ocorre da mesma maneira que o arco-íris, quando a luz passa pelas partículas de gelo e resulta nas cores que conhecemos. Contudo, neste caso, o formato circular é devido à geometria desses cristais de gelo.
“O fato é que em condições atmosféricas favoráveis ao aumento de umidade, esse tipo de fenômeno pode ser identificado, fazendo com que seja associado, muitas vezes, a um indicativo que precede as chuvas”, diz a Funceme.
Leia também | Halo Solar: fenômeno chama atenção no céu de cidades do Ceará