MUDANÇA

Iraguassú Filho nega mal-estar após Carlos Mesquita deixar liderança de Sarto na Câmara

Vereador foi o entrevistado do programa Jovem Pan News em Revistas – 2ª Edição, desta terça-feira (5)

Compartilhe:
5 de dezembro de 2023
Portal GCMAIS

Novo líder do governo Sarto na Câmara Municipal de Fortaleza, o vereador Iraguassú Filho comentou sobre a saída do seu antecessor, o parlamentar Carlos Mesquita. Ele negou ter havido mal-estar após falas de Mesquita chamando parlamentares de babacas em sessão na CMFor. Iraguassú foi o entrevistado desta terça-feira (5) do Jovem Pan News em Revista – 2ª Edição.

Iraguassú Filho nega mal-estar após Carlos Mesquita deixar liderança de Sarto na Câmara
Foto: Reprodução

“O vereador Carlos Mesquita até falou: ‘se eu errei em alguma coisa foi por excesso, não por omissão’, então na tentativa de fazer a defesa e mostrar algumas questões talvez ele possa não ter utilizado as palavras adequadas, mas isso não o diminui, nem o desqualifica tanto é verdade que ele continua na liderança, continua na base do prefeito, sendo um defensor do prefeito e estará na linha de frente em várias situações que a gente vai precisar”, afirmou.

Iraguassú se referiu à troca como uma “mudança de algumas peças de lugar, mas o time continua o mesmo, ele estará no meio de campo, no debate político”.

O episódio aconteceu na sessão plenária do dia 22 de novembro na CMFor. Uma semana antes do ocorrido, no entanto, o então líder de Sarto já havia gerado um mal-estar com aliados do prefeito, ao dizer que a Prefeitura havia deixado de repassar recursos para o Centro Regional Integrado de Oncologia (Crio) de forma proposital para “ver se o Estado se mancava e pagava a parte dele”.

No plenário, o parlamentar continuou sua fala, afirmando que se não tivesse pontuado que a Prefeitura de Fortaleza cortou os repasses ao Crio propositadamente, o Governo do Estado não teria anunciado os R$ 270 milhões para o tratamento oncológico. Mesquita lembrou a situação em que o senador Cid Gomes (PDT) teria proferido a frase o “Lula está preso, babaca”, e direcionou aos parlamentares do Legislativo cearense: “Dizer para aqueles da Assembleia, Larissa [Gaspar] e companhia limitada, o Sarto é prefeito, babacas, não tem obrigação com oncologia como era para ser não”.

O valor de R$ 270 milhões para a interiorização do tratamento de câncer, apresentado pelo governador Elmano de Freitas (PT), no entanto, foi anunciado ainda antes da fala do vereador sobre o Crio.

Iraguassú Filho lamenta deserção de correligionários do PTD sob comando de Cid Gomes

Recentemente anunciado como novo líder de José Sarto na Câmara Municipal de Fortaleza, o vereador Iraguassú Filho (PDT) foi o entrevistado do programa Jovem Pan News em Revistas – 2ª Edição, desta terça-feira (5) pelo jornalista Tiago Lima. Ao comentar o a recente reunião do senador Cid Gomes em Fortaleza que ficou marcada pela deserção de pelo manos 43 prefeitos do PDT, o vereador lamentou o fato ressaltou que é preciso haver respeito pela história da legenda que não se restringe ao âmbito local.

“É muito triste você vir vários deputados estaduais sendo liderados pelo presidente do partido estimulados em reunião buscando uma nova legenda e dizendo que vai acabar com o PDT a nível estadual quando na verdade o nosso partido tem 40 anos de história somente no Ceará”, afirmou.

Ao discorrer sobre a decisão que reconduziu Cid Gomes ao diretório estadual do partido, Iraguassú Filho lembrou que o partido segue recorrendo contra a decisão na justiça. Ele adiantou ainda que após 31 de dezembro, o senador Cid deverá deixar o comando estadual do PDT, por conta do fim do mandato estabelecido, sendo realizada uma nova eleição para o comando da legenda no Estado.

“O PDT recorre, mas infelizmente alguns pedidos não foram aceitos, mas já está em recurso exatamente porque a gente não concorda com essa decisão já que a liberadade partidária é dos princípios basilares da legislação brasileira e o que aconteceu não respeita as decisões partidárias a nível nacional”, comentou

Iraguassú Filho é anunciado como novo líder de Sarto na Câmara Municipal

O prefeito José Sarto (PDT) anunciou, nesta segunda-feira (4), o vereador Iraguassú Filho (PDT) como o seu novo líder na Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor). O parlamentar foi promovido ao cargo em substituição ao também pedetista Carlos Mesquita.

“Informo que o vereador Iraguassu Teixeira assume agora a liderança de governo e Carlos Mesquita, Didi Mangueira e PPCell ficam na vice-liderança. Agradeço a todos pelo trabalho que vêm realizando em defesa de uma Fortaleza mais justa, moderna e igualitária”, escreveu Sarto nas redes sociais.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Iraguassú Filho traz consigo uma trajetória notável no serviço público, destacando-se por sua atuação como Secretário Executivo Estadual do Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente – CONPAM, assim como sua passagem como Secretário Executivo Municipal de Trabalho, Desenvolvimento Social e Combate à Fome – SETRA, entre março de 2013 e março de 2016.

Durante esse período, desempenhou também o papel de presidente do Conselho Municipal de Assistência Social do Município de Fortaleza no Biênio de 2013/2015, contribuindo de maneira significativa para o desenvolvimento e implementação de políticas sociais locais.

Mais recentemente, Iraguassú Filho assumiu a presidência da Fundação da Criança e da Família Cidadã (Funci) de 2021 a fevereiro de 2023, onde concentrou seus esforços na defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes.

Ao comentar sobre sua nova função, Iraguassú Filho afirmou: “Buscarei fortalecer a comunicação entre o executivo e legislativo, promovendo o diálogo aberto e transparente para alcançar soluções eficazes para os desafios que enfrentamos.”

Sua abordagem centrada na colaboração promete estabelecer um ambiente propício para o debate construtivo, priorizando soluções eficazes para os desafios enfrentados pela cidade. Esta nomeação marca um novo capítulo na gestão municipal de Fortaleza, destacando o compromisso contínuo com a eficiência, transparência e progresso sob a liderança de Iraguassú Filho.

Leia também | Grupo Wagner confirma enterro de Prigozhin em cerimônia privada

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.