Lula comentou ainda que as “forças antidemocráticas” atuam internacionalmente, de forma coordenada, para fomentar o extremismo
Lula fecha com chanceler da Alemanha acordo de combate à desinformação na internet
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou uma série de acordos com o governo da Alemanha, inclusive uma cooperação de combate à desinformação na internet. O chanceler alemão Olaf Scholz, durante o encontro, chegou a destacar as invasões de 8 de janeiro, condenando o ocorrido e defendendo um fortalecimento das instituições democráticas.
“Caro Lula da Silva, eu quero mencionar um evento triste. Nós todos nos lembramos das imagens horríveis de Brasília, quando uma plebe, uma multidão desenfreada destruiu símbolos da democracia. Não só as janelas do Palácio da Presidência foram quebradas, quebrou-se algo em matéria de democracia. Ficou claro que nossas democracias têm que ser resilientes. Por isso, vamos combater a desinformação, as campanhas de ódio nas redes. Nossos ministros assinaram uma declaração de intenções quanto à matéria”, disse ele, na ocasião.
Lula comentou ainda que as “forças antidemocráticas” atuam internacionalmente, de forma coordenada, para fomentar o extremismo. E que esse cenário torna ainda mais importante a cooperação conjunta entre os países, nesse sentido.
O chanceler também destacou a disposição do Brasil e da Alemanha para lutar pela descarbonização das indústrias. Segundo Scholz, serão lançados projetos pelo governo alemão para tentar atuar junto ao Brasil para alcançar o desmatamento zero até o ano de 2030. “Queremos criar indústrias neutras e promover pesquisa em matéria climática. Essa transição só será bem sucedida se for socialmente justa”, disse ele, explicando a intenção de gerar empregos no Brasil através da transformação de matérias-primas.
“Os nossos ministros assinaram mais de uma dúzia de declarações de intenção para dotar essa parceria de conteúdo. Isso passa por uma cooperação aprofundada nos setores de energias renováveis e hidrogênio. Nós associamos o potencial do Brasil ao interesse da Alemanha ao hidrogênio verde”, disse ainda Olaf Scholz.
Com informações da Agência Brasil
Leia também | Presidir G20 é a maior responsabilidade internacional do Brasil, diz Lula
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.