O Ceará está intensificando esforços na campanha de vacinação, abrangendo tanto a imunização de rotina quanto contra a Covid-19, em resposta ao aumento de casos no estado. O próximo sábado, 9 de dezembro, está marcado como o “Dia D”, uma iniciativa para reforçar a aplicação dos imunizantes.
Em Fortaleza, as salas de vacinação nos Vapt Vupt de Antônio Bezerra, Messejana e Papicu estarão abertas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e os postos de saúde em toda a capital e no interior também participarão da ação.
Até o dia 15 de dezembro, os cearenses terão uma oportunidade adicional para atualizar suas cadernetas vacinais.
A vacinação contra a Covid-19 é indicada a partir dos seis meses de vida. A coordenadora de Imunização da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), Ana Karine Borges, destaca que há uma baixa adesão ao imunizante, especialmente para a dose de reforço bivalente, que será estendida à população com mais de 12 anos neste mês. Ela ressalta que seis milhões de pessoas ainda precisam receber essa dose e espera que a mobilização do “Dia D” resulte em um aumento nas doses aplicadas, ampliando o acesso da população à proteção.
No grupo de crianças com idade entre seis meses e cinco anos, apenas 32% iniciaram o esquema vacinal e apenas 5% completaram até a terceira dose. A coordenadora enfatiza a importância de garantir o esquema completo para conferir a proteção adequada pela vacina.
Vacinação contra Covid-19 no Ceará
Para receber a vacina bivalente, é necessário ter recebido pelo menos duas doses da vacina contra a Covid-19, com a última aplicação feita há pelo menos quatro meses. A coordenadora destaca a segurança da vacina e a resposta imunológica mais rápida do organismo, ressaltando a importância de cumprir o esquema primário de vacinação e receber as doses de reforço indicadas.
A vacina bivalente confere proteção adicional contra a cepa original da Covid-19 e também defende o organismo das subvariantes da Ômicron, especialmente a BA4/BA5, conforme apontado pela titular da Coordenadoria de Imunização. A mobilização visa não apenas combater a disseminação do vírus, mas também garantir uma resposta eficaz contra as variantes emergentes.
Leia também | Tabela oficial do IPVA 2024 do Ceará deve ser divulgada neste mês; confira modelo
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<