A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) liberou a primeira dose da vacina bivalente contra a covid-19 para adolescentes a partir dos 12 anos até o dia 15 de dezembro. Anteriormente, a recomendação era apenas para imunocomprometidos com esta idade e que tivessem se vacinado há mais de seis meses.
A Sesa também anunciou a liberação da segunda dose da bivalente para públicos prioritários no Ceará, como idosos com 60 anos ou mais. O imunizante está disponível para a população nos pontos de vacinação localizados em Fortaleza e no Interior do Estado. A medida já está valendo a partir desta quarta-feira (6) no Ceará e é recomendada pelo governo, conforme anunciou a secretária da saúde do estado, Tânia Mara Coelho. Tais grupos fazem parte daqueles com maior chance de complicações da doença, no caso da infecção.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
A vacinação contra a covid está disponível em todo o território cearense. Em Fortaleza, as salas de vacinação localizadas nos Vapt Vupt Antônio Bezerra, Messejana e Papicu abrem de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Os postos de saúde também funcionam na capital e no Interior.
Além da campanha de intensificação da vacinação de rotina e contra a covid-19, iniciada no dia 4, a Saúde do Ceará promove, neste sábado (9), o Dia D. Em Fortaleza, o Vapt Vupt Papicu funcionará das 8h às 17h.
A população cearense também poderá atualizar o esquema vacinal em unidades básicas de saúde abertas na capital e no interior. “A vacina é segura e garante uma resposta imunológica mais rápida do organismo. No entanto, para garantir a eficácia, é essencial, além de cumprir o esquema primário de vacinação, receber as doses de reforço indicadas”, destaca Ana Karine.
A imunização contra a covid-19 é indicada a partir dos seis meses de vida. De acordo com a titular da Coimu, o Ceará tem apresentado uma baixa adesão ao imunizante, sobretudo para a primeira dose bivalente. O imunizante pode ser aplicado em pessoas que se vacinaram há, pelo menos, quatro meses com, no mínimo, duas doses da vacina monovalente.
Especialmente neste mês, até o dia 15, a primeira dose da bivalente também será estendida a adolescentes a partir dos 12 anos de idade. “Seis milhões de pessoas ainda precisam receber essa dose. Esperamos que esta mobilização possibilite um incremento de doses aplicadas, garantindo a ampliação do acesso da população”, pontua.
Leia também | Ceará tem aumento de casos de covid com circulação de nova variante, diz Sesa