A recém-empossada defensora geral do Ceará, Sâmia Farias, destacou os principais objetivos de sua gestão em entrevista à Rádio Jovem Pan News Fortaleza, nesta quarta-feira (6). Com uma trajetória na Defensoria Pública do estado desde 2008, ela assumiu oficialmente o cargo na última segunda-feira (4) e agora visa concentrar esforços na interiorização dos serviços da Defensoria.
“A principal meta é a capilaridade do serviço da defensoria. É expandir a atuação para chegar a todo mundo que necessite. Seja a parte de conhecimento, seja a parte de atuação efetiva. Então a grande meta é a interiorização. A gente vem aí com novos projetos também com o governo federal, em parceria com algumas secretarias nacionais para que a gente possa dar capilaridade e efetividade. O principal é que cada cidadão que necessite dos serviços, tenha acesso a defensoria”, detalhou a defensora geral.
Sâmia explicou que a Defensoria Pública do Ceará passa por um processo de escolha da defensoria geral a cada dois anos, por meio de uma eleição.
“Essa eleição passa por uma eleição entre os defensores e forma-se uma lista tríplice que vai para indicação do governador Elmano de Freitas. Após isso fui sabatinada pela Assembleia Legislativa e tive meu nome referendado”, detalhou Sâmia.
Confira a entrevista
>>> Siga o GCMAIS no Google Notícias <<<
Saiba mais sobre Sâmia Farias, nova defensora geral do Ceará
Sâmia Farias, cearense formada em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e especialista em Ciências Criminais pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UniSul), ingressou na Defensoria Pública do Ceará em 2008. Com uma trajetória que inclui atuação em diversas localidades, como Trairi, Cascavel, Aquiraz e Fortaleza, ela agora assume o desafio de liderar a Defensoria em sua missão de interiorização.
“Assumo o compromisso de intensificar os esforços na interiorização da Defensoria, com mais defensores e defensoras, ampliando o número de cidades atendidas. Trabalharemos incansavelmente para garantir que cada cidadão cearense tenha acesso aos seus direitos”, destacou Sâmia Farias.
A posse de Sâmia Farias aconteceu no auditório Jesus Xavier de Brito, na sede da Defensoria em Fortaleza, e durante o evento, a nova defensora geral prestou homenagens às suas antecessoras, Mariana Lobo e Elizabeth Chagas, destacando a importância de honrar o legado das mulheres que lideraram a instituição anteriormente. Elizabeth Chagas, por sua vez, fez um balanço de sua gestão e recebeu homenagens de Sâmia Farias.
Leia também | Defensoria Pública identifica série de torturas contra internos de presídio no Ceará
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<