PROGRAMAÇÃO

Festival LGBT: Dragão do Mar recebe o 17º For Rainbow

Na categoria de Curta-Metragem, 29 filmes de 13 países competirão pelo troféu Elke Maravilha

Compartilhe:
7 de dezembro de 2023
Portal GCMAIS

O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura abre as portas, a partir desta quinta-feira (7), para a 17ª edição do For Rainbow – Festival de Cinema e Cultura da Diversidade Sexual e de Gênero. Reconhecido internacionalmente, o evento se destaca como um importante marco na promoção e celebração da diversidade LGBTI+. A programação, que se estende até 14 de dezembro, inclui mostras de cinema, homenagens, shows, premiações, apresentações de DJs e uma feira, tudo de forma gratuita.

Festival LGBT: Dragão do Mar recebe o 17º For Rainbow
Foto: Ascom Centro Dragão do Mar

A abertura oficial do festival está marcada para as 19h, na sala 2 do Cinema do Dragão, com uma homenagem à presidenta do Grupo de Resistência Asa Branca (GRAB), Dary Bezerra. O evento terá também a exibição do longa-metragem brasileiro ‘Assexybilidade’, dirigido por Daniel Gonçalves, que integra a Mostra Competitiva Internacional. A sessão será acessível para pessoas com deficiência, contando com legendas em português e intérpretes de Libras.

A Mostra Competitiva Internacional apresentará sete longas-metragens em competição, sendo três deles brasileiros, um norte-americano (realizado por dois diretores brasileiros), um grego e um da nova Nova Caledônia.

Na categoria de Curta-Metragem, 29 filmes de 13 países competirão pelo troféu Elke Maravilha. Do total, 14 títulos são brasileiros. Argentina, Colômbia e Espanha, com dois filmes cada, empatam em segundo lugar entre os países de língua espanhola. Na sequência, Chile, China, Egito, França, Indonésia, México, Peru, Polônia e Turquia, cada um com um título.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Tanto as sessões de curtas quanto de longas acontecerão de quinta (7) a quarta-feira (13), sempre a partir das 19h, na Sala 2 do Cinema do Dragão. Os vencedores serão revelados na Cerimônia de Premiação e Entrega dos Troféus, marcada para a sexta-feira (14).

Além das mostras competitivas, a Sala 2 do Cinema do Dragão receberá a Mostra Feminino Plural na sexta-feira (8), às 16h; a Mostra de Filmes Cearenses no domingo (10), às 16h; e a Mostra Especial de Filmes Convidados nos dias 09, 12 e 13, também às 16h. Uma variedade de produções cinematográficas promete enriquecer a experiência do público ao explorar a diversidade de narrativas e perspectivas ligadas à comunidade LGBTI+.

  • Feira

Todos os dias, das 17h às 22h, na Arena Dragão do Mar, a Feira Rainbow reunirá expositores de produtos de artesanato, alimentação e criações diversas de empreendedores e artesãs/os LGBTI+, mulheres e populações negras. A iniciativa visa dar visibilidade aos processos de economia criativa, artesanato e empreendedorismo produzidos.

  • Música

Além das sessões cinematográficas, o festival traz apresentações artísticas diárias. E quem abre a agenda musical, na quinta (7), a partir das 22h, na Arena do Dragão, são as cantoras Luiza Nobel, Lorena Nunes e Di Ferreira, que apresentam “Canto Em Festa”. Junção desse trio de grandes talentos da música cearense, o show tem direção musical do produtor Cláudio Mendes e traz um repertório festivo que contempla muita música cearense, brasileira e autoral. Até o dia 14, todos os dias, em horários diversos, DJ’s convidados animam o espaço.

  • Performance

No sábado (9), às 18h, a Arena Dragão do Mar sediará a performance “Help me Dress my Doll”, da Banida Plataforma. Projeto selecionado na convocatória Cena Ocupa, a ação propõe uma reflexão sobre de que maneiras um corpo pode transgredir as narrativas hegemônicas de gênero. A ação traz duas performers com duas malas de roupa e campainhas de mesa que demarcam o tempo das montações rápidas. O público é convidado a montar as bonecas vivas. O acesso é gratuito e livre.

Leia também | Taylor Swift é eleita Pessoa do Ano pela revista americana Time

> > Acompanhe o GCMAIS no YouTube  < < 

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.