Fortaleza recebe neste sábado (9), das 8h às 12h, um mutirão oftalmológico gratuito para pessoas com diabetes. Realizada pela ONG Instituto Olhar, a iniciativa irá disponibilizar cerca de mil atendimentos na Rede Bioclínica, na Rua Padre Pedro de Alencar, 694, no Bairro Messejana, na capital cearense.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
Os interessados em participar devem realizar o pré-agendamento através do site da ONG. Na ocasião, será disponibilizada uma equipe multidisciplinar com profissionais de saúde para realização do exame de fundo de olho, aferição de glicemia, aferição de pressão arterial, além de palestras sócio educativas.
Mutirão oftalmológico em Fortaleza
A ação tem como objetivo evitar a cegueira causada pelo diabetes, que afeta os vasos sanguíneos da retina, podendo levar à perda da visão se não for detectada e tratada precocemente.
O Instituto Olhar é uma entidade sem fins lucrativos que ao longo dos seus 15 anos de existência tem contribuído para o diagnóstico precoce e o combate a cegueira causada por glaucoma, catarata e retinopatia diabética.
Quais as principais recomendações de prevenção?
Algumas atitudes principais para prevenir a doença são:
- Controle glicêmico rigoroso;
- Acompanhamento com clínico geral ou endocrinologista periodicamente;
- Exame oftalmológico e exame de fundo de olho (anualmente nos casos em que não houver retinopatia diabética e trimestralmente ou mais frequentemente quando houver sinais);
- O abandono de hábitos como cigarro e bebidas alcoólicas em excesso são fundamentais para controlar os níveis de glicemia dentro dos parâmetros considerados normais, evitando-se complicações e o surgimento de problemas, como a Retinopatia Diabética.
- Outras medidas também contribuem para a prevenção da Retinopatia, como o uso de medicamentos necessários ao tratamento do diabetes e para pressão alta e colesterol elevado, caso o paciente sofra com esses problemas.
Leia também | Pesquisadores vão usar mel de abelha no tratamento de feridas causadas por diabetes