MANOBRAS RADICAIS

Homem morre afogado após cair de moto aquática em lagoa de Maracanaú

O homem que pilotava o veículo sobreviveu.

Compartilhe:
7 de dezembro de 2023
Portal GCMAIS

Um homem de 29 anos morreu afogado ao cair de uma moto aquática em uma lagoa no município de Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza. O homem que pilotava o veículo sobreviveu. Em um vídeo gravado por testemunhas, é possível ver os ocupantes do veículo, sem fazer uso de coletes salva vidas, realizando manobras radicais no lago, quando em determinado momento o condutor perde o controle do equipamento e ambos caem dentro da água. A gravação é interrompida após o momento da queda.

Homem morre afogado após cair de moto aquática em lagoa de Maracanaú
Foto: Reprodução

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

O piloto da moto aquática conseguiu sair da água, contudo o passageiro desapareceu e só foi encontrado no meio da tarde desta quarta-feira (6), mas já sem vida. A identificação da vítima não foi divulgada.

Segundo o Corpo de Bombeiros, populares informaram que, “a vítima se encontrava no restaurante Toca do Ratinho, também ingeriu bebida alcoólica, quando pediu para passear em uma moto aquática com outro homem 35 anos, mas infelizmente em uma manobra na lagoa ambos vieram a cair, o condutor e o passageiro, que vitimou um jovem de 29 anos de idade do sexo masculino”.

Após serem acionados via CIOPS por volta das 12h30 da tarde desta quarta-feira, imediatamente a guarnição de busca e salvamento 3 se deslocou até a lagoa de Jaçanau e iniciou as buscas. Como também, logo depois, a guarnição de mergulho também somou esforços às buscas. Após o resgate do corpo, este ficou sob custódia da Polícia Militar no aguardo da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce).

Vídeo

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por GCMAIS (@gcmais)

Veja dicas para evitar acidentes com moto aquática

O afogamento é uma das principais causas de morte de crianças e adolescentes no Brasil. Por isso, é importante tomar medidas de prevenção, como: Nunca deixar crianças sozinhas perto da água; Ensinar crianças a nadar desde cedo; Não nadar em locais desconhecidos ou com correnteza forte; Não ingerir bebida alcoólica antes de nadar e Observar a sinalização de segurança das praias e piscinas.

As moto aquáticas devem ser inscritas na Marinha do Brasil (Capitanias, Delegacias ou Agências), e os condutores devem possuir idade mínima de 18 anos e serem habilitados no mínimo como motonauta. Veja dicas de segurança:

  • Sempre use colete salva-vidas e roupas adequadas e aprovadas pela Marinha do Brasil, e exija que o passageiro que está na garupa faça o mesmo
  • Confira se o cordão de segurança está adequadamente fechado e acoplado no pulso ou colete, permitindo que a moto desligue para mantê-los seguros em caso de quedas;
  • Evite manobras arriscadas, isso pode custar a sua vida e de outras pessoas;
  • É importante manter os cabelos presos e tomar cuidado com tiras do colete, camisetas e outros objetos que possam enroscar nas turbinas – principalmente o passageiro;
  • O condutor é o responsável pelo passageiro, pelos banhistas e todas as pessoas que estão à volta;
  • Não consuma bebidas alcoólicas, um passeio tranquilo começa com responsabilidade;
  • É proibido conduzir passageiros na frente do condutor, para não prejudicar a visibilidade e a capacidade de manobra do Jet;
  • Oriente seu passageiro sobre a necessidade de encaixar os pés e sentar-se adequadamente, além de segurar na sua cintura.

Leia também | Corpo de homem é encontrado enrolado em colchão em bairro de Fortaleza

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.