O futebol cearense amanheceu nesta quinta-feira (7) de luta: morreu Erandy Pereira Montenegro, ex-jogador e ex-treinador, de passagens marcantes por Ceará, Fortaleza e Ferroviário. Natural de Bananeiras-PB, Erandy tinha 77 anos, morava em Natal e travava uma luta contra o câncer.
Erandy Montenegro começou a carreira de jogador no Campinense, em 1963. Cinco anos depois, chegou ao futebol cearense para defender o Fortaleza. Jogou três anos no Tricolor do Pici, até se transferir para o Ceará.
No Alvinegro, Erandy foi o autor do primeiro gol da história do estádio Castelão, em novembro de 1973, na vitória de 1 a 0 do Vovô sobre o Vitória-BA, pela Série A do Campeonato Brasileiro. O feito está eternizado no memorial do Castelão, que conta com uma placa com as pegadas de Erandy. A cerimônia foi realizada em dezembro de 2014.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
Em 1975, Erandy chegou no Ferroviário e, no ano seguinte, decidiu se aposentar dos gramados atuando pelo Ferrão. Após pendurar as chuteiras, se tornou técnico do Ferroviário e até, hoje, o 4º técnico com mais jogos comandados na equipe, conforme os dados do Alamanaque do Ferrão. Ele comandou o time em 138 partidas, entre as tempooradas de 1975/1986-1987/1988-1989.
O dom do pai foi passado para o filho Marconne Montenegro, que se tornou técnico, de passagens marcantes pelas categorias de base do Fortaleza. Recentemente, comandou a equipe do Horizonte.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Morte de Erandy Montenegro
Nos últimos anos, Erandy Montenegro vinha com a saúde fragilizada e estava internado em um hospital de Natal, onde vivia. A família ainda não divulgou informações sobre velório e sepultamento do ex-jogador e ex-treinador, que marcou seu nome na história do futebol cearense.