Ícone do site Portal GCMAIS

Cronograma do passe livre da RMF será anunciado segunda-feira (11), anuncia Elmano

Elmano anuncia novidades para fortalecimento da segurança pública no Ceará

Foto: Governo do Ceará

O cronograma de implantação do passe livre nos ônibus que circulam na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) será anunciado na segunda-feira (11) pelo governador do Ceará, Elmano de Freitas, quando a lei será sancionada. A informação foi confirmada pelo chefe do Executivo estadual, nessa quinta-feira (07), durante a Caravana Federativa no Centro de Eventos.

O programa “VaiVem Livre” pretende zerar a tarifa do transporte público intermunicipal na RMF e foi aprovada pela Assembleia Legislativa do Ceará no mês passado. O “VaiVem Livre” proporcionará uma passagem de ida e outra de volta no transporte metropolitano rodoviário (ônibus) e metroviário (metrô e trens) entre os municípios da Região Metropolitana da Capital cearense.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Apesar da aprovação, as regras e prazos para a implantação do programa serão regulamentados por meio de decreto do Poder Executivo. A gratuidade nas passagens entre os municípios da Região Metropolitana de Fortaleza foi uma promessa de campanha do governador Elmano de Freitas (PT).

Romeu Aldigueri (PDT), líder do Governo Elmano, informou que serão aplicados R$ 50 milhões no programa, com quase R$ 10 milhões destinados exclusivamente para os estudantes.

Publicidade

Saiba como vai ser o passe livre na RMF

Conforme o projeto apresentado pelo governador Elmano de Freitas (PT), o programa vai ofertar diariamente uma passagem de ida e uma de volta para cada morador da RMF. A medida é uma das principais promessas de campanha do petista, que foi eleito ao Governo do Estado em 2022. A matéria foi enviada para análise dos deputados cearenses no início de novembro.

O texto do projeto detalha ainda que os beneficiários do Programa VaiVem Livre receberão um cartão eletrônico para ser usado em sistema de bilhetagem no transporte metropolitano. O cartão vai permitir armazenar créditos eletrônicos e vai funcionar de modo personalizado, pessoal e intransferível – ou seja, um por pessoa e de uso individual, vinculado ao número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) do cidadão.

Inicialmente, o projeto previa apenas concessão de passagens a moradores da Região Metropolitana que moram em outro município e vão a Fortaleza durante o dia – excluindo, portanto, os moradores da capital cearense. Após repercussão negativa relacionada a isso e contestações por parte da oposição, foi costurada a adição de uma emenda fazendo com que o programa passe a contemplar também quem sai de Fortaleza a outras cidades da RMF. A mudança foi anunciada, à época, pelo presidente da Alece, deputado Evandro Leitão (PDT).

Leia mais | Aprovado passe livre nos ônibus intermunicipais dentro da Região Metropolitana

>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Sair da versão mobile