Ícone do site Portal GCMAIS

Na ausência de Lula em posse de Milei, Bolsonaro tenta atrair as atenções na Argentina

Na ausência de Lula em posse de Milei, Bolsonaro tenta atrair as atenções na Argentina

Foto: Reprodução

Pessoas que acompanham a posse do presidente eleito da Argentina, o ultraliberal Javier Milei, criticaram a ausência do presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Em transmissão da Televisión Pública argentina, participantes que ostentavam bandeiras do Brasil disseram estar insatisfeitos pelo fato de o chefe de Estado não ter ido a Buenos Aires.

Sem Lula, quem procurou a todo custo atrair os holofotes foi o ex-presidente Jair Bolsonaro. Ele chegou à Argentina acompanhado da mulher, Michelle Bolsonaro, de dois filhos, o senador Flávio e o deputado federal Eduardo Bolsonaro, e de uma comitiva de cerca de cinquenta políticos e correligionários.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Hoje, em sua chegada ao Parlamento argentino para a cerimônia de posse de Milei, mais uma vez tentou aproveitar a ausência de Lula e surfar na popularidade entre os conservadores. Bolsonaro se aproximou de centenas de pessoas que aguardavam a presença do novo mandatário argentino. Ele aproveitou os holofotes e falou com militantes de Milei, gravou vídeos, tirou fotos e só depois entrou no Congresso.

Durante a campanha, Milei chegou a chamar Lula de “presidiário comunista”. Ao convidá-lo para a posse abrandou o tom e pareceu selar a paz. Por meio de um convite-carta, o político ultradireitista dise desejar que o tempo de trabalho em comum dos presidentes no poder “seja uma etapa de trabalho frutífero e construção de laços” entre os dois países.

Publicidade

Milei enviou convite a Lula

A futura ministra Diana Mondino, das Relações Exteriores, visitou pessoalmente o Brasil para entregar uma carta de Milei a Lula, na qual o argentino convidava o petista para a posse.

No entanto, Lula declinou e escalou para a solenidade o ministro das Relações Exteriores, o chanceler Mauro Vieira.

Leia também | Durante a posse, Milei recebe bastão presidencial com homenagem aos cães

Sair da versão mobile