PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Espetáculo estrelado por elenco com Síndrome de Down estreia em Fortaleza

Teatro Brasil Tropical será palco do espetáculo, que terá apresentação nos dias 20 e 21 de dezembro

Compartilhe
Espetáculo estrelado por elenco com Síndrome de Down estreia em Fortaleza
Foto: GCMais

Depois de cinco meses de ensaios e muita expectativa, um elenco todo formado por pessoas com a Trissomia do Cromossomo 21, entre crianças, jovens e adultos, subirá ao palco do Teatro Brasil Tropical para um show de alegria, realização de sonhos e desejo de superação. "É muito prazeroso a gente ver que a pessoa com deficiência consegue, sim, ultrapassar os seus limites e alcançar o que almeja e quer. Elas só precisam de oportunidade", afirmou a presidente da Associação Fortaleza Down, Shirley Chaves. O projeto Arte de Incluir reúne, há cinco meses, cerca de 50 pessoas com Síndrome de Down em aulas de teatro e dança, desenvolvendo habilidades artísticas, cognitivas e de sociabilidade.

O espetáculo será apresentado nos dias 20 e 21 de dezembro, em uma sessão com dois atos, "Cidade da Harmonia - Um Musical Inclusivo" e "Simples Assim, mas faz uma diferença danada", protagonizados por crianças, jovens e adultos com a Trissomia do Cromossomo 21. Entre os temas abordados, estão amizade, inclusão e superação, buscando sensibilizar o público para a desconstrução do preconceito e a compreensão sobre as potencialidades das pessoas com Down.

Na reta final antes da estreia, a rotina dos novos artistas se divide entre ensaios, prova de figurino, gravação de textos, tudo sob a orientação de arte-educadores e de uma equipe multidisciplinar que acompanha cada passo do processo. A direção artística é do coreógrafo Cid Neto. A direção cênica da turma de adultos é da atriz Andréa Piol. As arte-educadoras Luiza Torres e Carol Benjamim dirigem as turmas infantojuvenis.

Leia também: Exposição gratuita em Fortaleza transforma histórias de vida em literatura de cordel
PUBLICIDADE

Em “Cidade da Harmonia - Um Musical Inclusivo”, o público vai conhecer a menina Flor, única habitante da cidade de Harmonia a não ter a Síndrome de Down. Com medo de que Flor seja excluída pelos amigos por ser diferente, seus pais a escondem em casa, impedindo a jovem de realizar seu sonho de ser uma artista. No entanto, Flor vai contar com uma ajuda especial para se sentir incluída e realizar seu desejo.

Já em “Simples Assim, mas faz uma diferença danada”, crianças e adolescentes do projeto darão vida a uma fábula sobre amizade e inclusão por meio de pequenas esquetes. "Desejamos que, a partir desse espetáculo, o público saia do teatro com uma nova ideia sobre o que sentem e podem as pessoas com Down e se torne também multiplicador da inclusão", concluiu Shirley Chaves.

PUBLICIDADE

Arte de Incluir: Síndrome de Down

O Arte de Incluir é uma iniciativa da ONG Associação Fortaleza Down, com apoio da Casa Sensi e do Espaço de Arte Rossana Pucci.

PUBLICIDADE

O projeto está em sua segunda edição. Os participantes foram escolhidos mediante inscrição prévia. Uma equipe multidisciplinar acompanha as atividades com práticas inclusivas, tanto de caráter prático como teórico, com o intuito de desenvolver o talento e as habilidades artísticas dos integrantes.

PUBLICIDADE

Sobre a Associação Fortaleza Down

A Associação Fortaleza Down coordena ações voltadas à defesa e garantia de direitos das pessoas com Trissomia do Cromossomo 21 por meio de iniciativas que promovam sua inserção na sociedade e no mercado de trabalho sem a barreira do preconceito.

A Associação também combate a desinformação sobre o tema, ajudando a prevenir ilegalidades e abusos, além de prestar apoio aos familiares de pessoas com Síndrome de Down. Entre as atividades realizadas pela associação estão iniciativas no âmbito da arte, da cultura, do esporte e do lazer. Atualmente, a Associação é composta por mais de 500 famílias de pessoas com T21.

PUBLICIDADE

Imperdível

"Cidade da Harmonia - Um Musical Inclusivo" + "Simples assim - Mas faz uma diferença danada"

PUBLICIDADE

Quando: 20 e 21 de dezembro, com sessões às 16 * e 20 horas

* As sessões de 16 horas serão gratuitas

PUBLICIDADE

Onde: Teatro Brasil Tropical (Avenida da Abolição, 2323 - Meireles)

Ingressos: R$30 (meia), adquiridos pela plataforma Sympla

Leia também
Exposição gratuita em Fortaleza transforma histórias de vida em literatura de cordel
CULTURA
Exposição gratuita em Fortaleza transforma histórias de vida em literatura de cordel
13 de out. de 2026 - 23:34
Dragão do Mar reúne teatro, circo e dança em programação especial de outubro
PROGRAMAÇÃO CULTURAL
Dragão do Mar reúne teatro, circo e dança em programação especial de outubro
08 de out. de 2026 - 15:48
Dragão do Mar prepara programação especial para crianças em outubro; veja agenda
PROGRAMAÇÃO
Dragão do Mar prepara programação especial para crianças em outubro; veja agenda
01 de out. de 2026 - 08:23