No domingo (10), Milei oficializou os nomes para compor seu gabinete em uma cerimônia fechada
Javier Milei revoga decreto sobre nepotismo e nomeia irmã no governo
O recém-empossado presidente da Argentina, Javier Milei, surpreendeu ao revogar um decreto sobre nepotismo que estava em vigor desde o governo de Mauricio Macri, em 2018. Em seguida, Milei nomeou sua própria irmã, Karina Milei, para o cargo de secretária-geral da Presidência da nação.
O decreto revogado proibia a nomeação de “pessoas que tenham qualquer relacionamento tanto em linha direta quanto em linha colateral até o segundo grau” com funcionários do governo com categoria de ministros. Mauricio Macri, autor do decreto agora derrubado por Milei, apoiou o presidente recém-eleito no segundo turno da campanha, conseguindo emplacar vários aliados no governo que se inicia.
Milei revoga decreto sobre nepotismo
No domingo (10), Milei oficializou os nomes para compor seu gabinete em uma cerimônia fechada, cumprindo sua promessa de campanha de reduzir o número de cargos ministeriais. Ele nomeou nove ministros, em comparação com os 18 do governo anterior. No entanto, Milei recuou em relação ao número inicialmente proposto de oito ministérios, mantendo áreas como Educação, Proteção Social e Direitos Humanos, além de decidir manter o Ministério da Saúde.
A redução de cargos ministeriais foi realizada por meio de um Decreto de Necessidade e Urgência (DNU), equivalente a um decreto presidencial. Entre os nomes anunciados para os ministérios estão Guillermo Francos (Interior), Diana Mondino (Relações Exteriores), Luis Petri (Defesa), Luis “Toto” Caputo (Economia), Guillermo Ferraro (Infraestrutura), Mariano Cúneo Liberona (Justiça), Patricia Bullrich (Segurança), Mario Russo (Saúde) e Sandra Pettovello (Capital Humano).
O juramento dos ministros ocorreu em uma cerimônia privada na Casa Rosada, após Milei ser cumprimentado por líderes internacionais e delegações estrangeiras. Essa decisão de conduzir o juramento em particular foi tomada pelo próprio Javier Milei. Após a posse oficial no Congresso Nacional, onde recebeu o bastão e a faixa presidencial de Alberto Fernández, Milei participou de celebrações religiosas na Catedral Metropolitana e encerrou o dia com um evento de gala no Teatro Colón.
Leia também | Durante a posse, Milei recebe bastão presidencial com homenagem aos cães
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.