Segundo o Conselho Federal de Economia, a escolha destaca a relevância de reconhecer e valorizar mulheres
Conselhos de Economia elegem Dilma Rousseff como “Mulher Economista 2023”
A ex-presidente Dilma Rousseff conquistou o título de “Mulher Economista de 2023”, uma distinção concedida pelo sistema Confecon/Conrecons, que engloba o Conselho Federal de Economia e os conselhos regionais da categoria.

A decisão foi oficializada durante uma reunião plenária entre as entidades, realizada de forma híbrida no último sábado (9). A cerimônia de entrega do prêmio à ex-presidente está programada para ocorrer em 2024, durante a posse da nova diretoria do Cofecon, embora a data exata do evento ainda não tenha sido confirmada.
Segundo o Conselho Federal de Economia, a escolha destaca a relevância de reconhecer e valorizar mulheres que desempenham papéis significativos na promoção do desenvolvimento com responsabilidade social.
“Reflete o reconhecimento do seu legado e expertise no campo econômico, bem como seu papel fundamental na formulação e implementação de políticas que moldaram a trajetória econômica do Brasil”, enfatiza o comunicado oficial.
Dentre as vencedoras anteriores desse prestigioso prêmio, encontram-se renomadas economistas como Tania Bacelar, Esther Dweck e Denise Lobato Gentil.
Ao longo dos anos em que Dilma Rousseff liderou o Palácio do Planalto, de 2011 a 2016, o Produto Interno Bruto (PIB) do país experimentou contrações em dois anos consecutivos: 3,6% em 2015 e 3,3% no ano seguinte.
>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
O ciclo de declínio na atividade econômica foi um dos mais extensos da história do Brasil, totalizando 11 trimestres, do segundo trimestre de 2014 ao quarto trimestre de 2016. Nesse período, a queda acumulada foi de mais de 8% do PIB.
Desde março deste ano, Dilma Rousseff ocupa a presidência do Novo Banco de Desenvolvimento, também conhecido como Banco dos Brics, com sede na China, consolidando sua atuação destacada no cenário econômico internacional.
Leia também | PIS/Pasep 2023: prazo para saque termina em 28 de dezembro
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.
RELACIONADAS

Bolsa Família de abril: confira quem recebe nesta terça-feira (22)

TJCE decide que cobrança do ITBI só deve ser feita na transferência final de imóveis no CE

Congresso analisa proposta que prevê depósitos mensais do FGTS para os trabalhadores
