Risco Potencial de 20 a 40% de probabilidade de ocorrência de baixa Umidade Relativa
Regiões do Ceará podem ter baixa umidade do ar, alerta Funceme; entenda os riscos
Um aviso meteorológico foi emitido para alertar sobre a possibilidade de baixa umidade em algumas regiões do Ceará nesta quinta-feira (14). A previsão indica que as macrorregiões da Jaguaribana e do Cariri apresentarão os menores valores de Umidade Relativa do ar, com uma categoria potencial de 20 a 40% de probabilidade de ocorrência.
As áreas mencionadas estão sujeitas a registrar baixa umidade relativa do ar, atingindo valores entre 15% e 25%, especialmente durante o período da tarde. Nesses casos, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que a população evite exercícios físicos ao ar livre entre 11h e 15h. Além disso, é aconselhável uma ingestão adequada de água para garantir a hidratação corporal, com atenção especial a idosos e crianças.
Risco de baixa umidade em regiões do Ceará
Risco Potencial: 20 a 40% de probabilidade de ocorrência de baixa Umidade Relativa.
De forma geral, a previsão do tempo para esta quinta-feira indica estabilidade em todas as macrorregiões do Ceará, sem previsão de chuvas. No entanto, para sexta-feira (15), há a possibilidade de chuvas fracas e isoladas no litoral de Fortaleza, principalmente durante a madrugada e o início da manhã. Já no Cariri, as chuvas devem ocorrer no período da noite.
Até o sábado (16), são esperadas temperaturas extremas durante as tardes, especialmente nas regiões do Sertão Central e Inhamuns, Cariri e Jaguaribana. Destaca-se que as áreas do Vale do Jaguaribe, Cariri e parte oeste do Sertão Central e Inhamuns podem registrar temperaturas máximas entre 39°C e 40°C. Essa condição é resultado da baixa nebulosidade e da escassez de chuvas, permitindo uma maior incidência de radiação na superfície, o que eleva a temperatura do ar.
As temperaturas mínimas devem variar entre 19°C e 24°C no interior do Ceará, enquanto em Fortaleza, as mínimas podem atingir 26°C e as máximas, 33°C.
A umidade relativa do ar deve se manter acima de 20% no interior do estado, enquanto nas regiões do litoral, são esperados valores entre 40% e 60%. Quanto à velocidade máxima do vento, prevê-se valores entre 25 km/h e 40 km/h na faixa litorânea e regiões de serra.
Leia também | Supremo retoma julgamento sobre regras da licença-paternidade no Brasil
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.