A Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) realizou nesta sexta-feira (15) sessão solene para entrega do Prêmio Frei Tito de Alencar de Direitos Humanos para o Movimento das Mães e Familiares do Curió, grupo formado em razão da luta por memória e justiça para vítimas da Chachina do Curió, ocorrida no dia 12 de novembro de 2015.
Participaram o presidente da Alece, deputado Evandro Leitão, o presidente da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania (CDHC), responsável pela solenidade, Renato Roseno (Psol), a secretária dos Direitos Humanos do Ceará, Socorro França, o procurador-geral de Justiça, Manuel Pinheiro Freitas, o presidente em exercício do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE), desembargador Heráclito Vieira de Souza Neto, entre outras autoridades.
>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Familiares homenageados
Foram agraciados com o prêmio os representantes do Movimento – Ana Lúcia Costa Santos, Antônio Sidnei dos Santos, Catarina Ferreira Cavalcante, Edna Carla Souza Cavalcante, Jane Meire Alexandre de Sousa, Maria de Jesus da Silva, Maria Suderli Pereira de Lima, Netinha Francisca Pinho, Penépole Pinho, Rosa Alexandre de Souza, Silvia Helena Pereira de Lima.
O deputado Renato Roseno (Psol), relembrou histórias de momentos alegres de mães e familiares com as vítimas da chacina. “Quero dizer a essas mulheres que essa dor não tem nome, porque a gente sabe que, quando se perde alguém, se fica órfão. Mas e quando se perde o filho? É a maior dor da humanidade”, afirmou.
Leia também | Chacina do Curió: Audiência decide nesta quarta (29) sobre extradição de PM preso nos EUA