Jojo foi filmada na feirinha da Beira Mar discutindo com uma comerciante
Prefeito José Sarto destaca iniciativas de educação antirracista em Fortaleza
O prefeito de Fortaleza José Sarto (PDT) destacou, neste domingo (17), iniciativas da gestão municipal para promover educação antirracista na cidade. O prefeito fez a declaração ao repercutir o caso de racismo denunciado por Jojo Todynho na capital cearense.
“O combate ao racismo é compromisso do Município e está no currículo escolar das crianças da nossa rede de ensino. A iniciativa é parte do nosso Plano Municipal de Promoção da Igualdade Racial. E, agora, tomei a decisão de levar essa formação para os cursos oferecidos aos empreendedores da nossa cidade como parte do Programa Fortaleza Capacita”, explanou o prefeito, em publicação nas redes sociais.
Ele conta que educação antirracista agora vai integrar também o curso ofertado aos permissionários da cidade. O pronunciamento foi feito após circular, nas redes, o vídeo em que Jojo discute com uma permissionária da feirinha da Beira Mar.
“Fortaleza é reconhecida internacionalmente como importante destino turístico por sua alegria e capacidade de acolher e receber bem. Isso nos orgulha e motiva a qualificar cada vez mais nossos serviços, proporcionando boas experiências aos nossos visitantes”, disse ainda.
Na ocasião, Sarto disse ainda que a Coordenadoria Especial de Promoção da Igualdade Racial e a Secretaria de Turismo à disposição poderão ser acionadas e que os órgãos estão à disposição para atuar no caso.
Denúncia
Jojo Todynho foi filmada em uma feira em Fortaleza muito irritada com uma comerciante. Tudo aconteceu quando a mulher convidou Jojo para ir até sua loja, em troca a cantora receberia um presente da loja e marcaria o comércio como divulgação. Jojo negou o pedido e isso teria irritado a mulher que disse que Jojo era uma “preta arrogante”.
No vídeo da discussão Jojo aparece falando: “Você me chamou de que? O que que você falou pra mim?”, e a mulher diz: “Eu disse para ser menos arrogante. E o que você veio fazer aqui?”, Jojo então rebate: “Eu vim passear, e eu não sou obrigada a fazer nada com ninguém”, não satisfeita a mulher rebate: “ridícula!” e Jojo retruca: “Ridícula é você!”
A cantora veio publicamente se explicar e dar uma satisfação para seus seguidores sobre o que aconteceu, ela explicou que foi xingada pela mulher após não querer fazer uma publi pra sua loja e ainda afirmou que racismo é algo que ela não tolera.
Ver essa foto no Instagram
A influenciadora estava na famosa “feirinha” da Beira Mar para comprar uma mala para guardar os presentes que recebeu da cantora Simone Mendes, que gravou o DVD Cantando sua História.
“Sentei aqui para comprar uma mala que ganhei um monte de presentes da Simone. Veio uma senhora e falou assim para mim: ‘Você pode ir na minha loja que eu vou te dar um presente e você me marca na no Instagram?”, contou.
A cantora detalhou o momento em que a vendedora foi racista. “Eu disse não, obrigada. Não quero não. Aí ela falou assim: ‘Esses pretos são todos arrogantes'”, disse. “Eu terminei de pagar o que estava pagando e fui falar com ela. Está gravado também a administradora da feirinha pedindo desculpas. Porque ela estava presente e viu tudo o que aconteceu. Eu fui até ela e disse que quem quer respeito, se dê respeito. Racistas não passarão! Não é porque ela está com 50 ou 60 anos, que está livre para falar o que ela quiser. Ela fala o que quiser na casa dela, comigo não”, garantiu.
Leia também | Kayky Brito se pronuncia pela primeira vez após atropelamento: ‘Viver é um milagre’
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.