No total, 3 mil moradores serão beneficiados na região, englobando 650 imóveis
Vila Velha recebe obras para implantar estrutura de rede de esgoto
O bairro Vila Velha 4, em Fortaleza, está recebendo obras para a implantação de cerca de 2,3 quilômetros de redes de coleta de esgoto. Conforme divulgado, serão aproximadamente 3 mil moradores beneficiados na região, englobando 650 imóveis. Até então, o bairro não tinha estruturas do tipo e os dejetos eram despejados na rua ou em tubulações clandestinas.
Conforme o diretor de operações da Ambiental Ceará, Fernando Lima, o objetivo é priorizar áreas em que a chegada da rede de esgotamento sanitário pode transformar de modo expressivo o cotidiano da população. “Além de garantir mais saúde, qualidade de vida e bem-estar para a população, estamos contribuindo para a preservação do Rio Ceará, que corre aqui próximo”, assinala ele, ainda.
A implantação de rede no bairro integra as ações da empresa para universalizar o acesso à coleta e ao tratamento de esgoto em 24 cidades das regiões metropolitanas de Fortaleza e do Cariri, incluindo a capital cearense. Até o momento, quase 50 km de novas redes de coleta foram instaladas nas cidades, englobando 32,7 mil imóveis.
Segundo pesquisa realizada pelo Instituto Trata Brasil, com a perspectiva de universalização do esgotamento sanitário no Ceará, o estado deve somar o equivalente a R$ 36,8 bilhões em benefícios sociais, entre 2023 e 2040. Esse valor considera a redução dos custos em saúde, o aumento na produtividade do trabalho e as rendas geradas com valorização imobiliária e atividades turísticas, além de indicadores como as rendas geradas pelo investimento nas obras e na operação do saneamento.
PPP do esgotamento sanitário
Por meio da Parceria Público-Privada (PPP) firmada com a Cagece, a Ambiental Ceará é responsável pela ampliação, operação e manutenção do sistema de esgotamento sanitário em 24 municípios das regiões metropolitanas de Fortaleza e do Cariri. A PPP atende 4,3 milhões de cearenses e, ao todo, R$6,2 bilhões serão investidos em obras. A PPP visa promover o avanço do esgotamento sanitário para 90% da população até o ano de 2033, avançando para 95% em 2040.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Leia também | Saiba onde foram as maiores chuvas nas últimas 24 horas no Ceará
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.