Ícone do site Portal GCMAIS

Viveiros da Secretaria de Meio Ambiente produziram 206 mil mudas em 2023

Viveiros da Secretaria de Meio Ambiente produziram 206 mil mudas em 2023

Foto: Letícia Gomes / Governo do Ceará

A Secretaria de Meio Ambiente e Mudança do Clima do Ceará (Sema) contabilizou 206 mil mudas de árvores nativas plantadas em viveiros pela gestão estadual no ano de 2023. Elas foram desenvolvidas nos viveiros estaduais que ficam nas Unidades de Conservação (UCs) e em parques de diferentes regiões do estado.

Estão incluídos nesses locais o Parque Estadual Botânico do Ceará, em Caucaia; Área Adahil Barreto, do Parque do Cocó, em Fortaleza; e Área de Proteção Ambiental (APA) da Serra de Baturité. Também se soma a esse total a produção dos viveiros regionais em Acopiara, Croatá, Morada Nova, Cruz, Jardim, Tauá e Santa Quitéria.

Segundo o técnico da Célula de Políticas de Flora (Ceflor), Christopher Morais, da Coordenadoria de Biodiversidade (Cobio/Sema), a equipe da Ceflor presta apoio técnico aos viveiros estaduais e regionais. “Visando o fortalecimento da gestão destes equipamentos, realizamos capacitações presenciais e onlines, estimulando a atuação para a substituição de espécies exóticas por espécies nativas,no contexto de florestamento e reflorestamento”, disse ele.

A Secretaria do Meio Ambiente integra o Grupo de Trabalho do Programa de Florestamento, Reflorestamento e Educação Ambiental do Estado do Ceará, que tem como função incentivar e promover ações e projetos de plantio de mudas nativas, com foco em educação ambiental.

As mudas produzidas são disponibilizadas pela Sema e também podem ser obtidas por pessoas físicas, jurídicas e instituições públicas. O objetivo, conforme a gestão estadual, é incentivar a arborização urbana, a recuperação de áreas degradadas e a substituição gradativa de espécies exóticas invasoras por nativas, nas áreas públicas e privadas.

Publicidade

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Leia também | Mais de 40 animais silvestres são devolvidos à natureza em ação da Semace

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
Sair da versão mobile