Páginas divulgarem imagens falsas que indicariam um relacionamento entre ela e o humorista Whindersson Nunes
Luizianne cobra medidas após morte de jovem vítima de fake news em página de fofocas
A deputada federal Luizianne Lins (PT) se manifestou nas redes sociais, nesta segunda-feira (25), sobre o caso da estudante mineira Jéssica Canedo, morta na semana passada após ser alvo de fake news de uma campanha de ataque nas redes sociais.
“Ainda profundamente comovida e indignada com a morte da jovem Jéssica, que teve conversas falsas vazadas por um perfil de milhões de seguidores. O Brasil assiste perplexo a gravidade da falta regulação mínima na Internet. É preciso que haja responsabilização pela morte da jovem vítima de fake news, que teve vida, sonhos e projetos interrompidos. Aprovar o #PL2630 é urgente para proteger a vida e a liberdade das pessoas. Nossa solidariedade aos familiares. Estaremos acompanhando de perto e cobrando responsabilização por essa tragédia anunciada”, escreveu.
Em tramitação desde junho de 2020, a Lei das Fake News tenta ampliar a responsabilização de plataformas de redes sociais e seus usuários sobre a disseminação de informações falsas pela Internet. Aprovada no Senado, a matéria ainda aguarda votação na Câmara dos Deputados.
A onda de ataques teria começado após páginas de fofocas de celebridades nas redes sociais – como a Choquei, com mais de 21 milhões de seguidores – divulgarem imagens falsas que indicariam um relacionamento entre ela e o humorista Whindersson Nunes.A jovem chegou a pedir que as páginas excluíssem o conteúdo falso, mas não teve resposta.
Entenda o caso envolvendo as fake news contra a jovem
- No início da semana passada, perfis de fofocas compartilharam prints falsos de uma conversa entre Jéssica e Whindersson.
- As mensagens falsas envolviam um suposto flerte no Instagram, culminando com o pedido de um encontro pessoal.
- Ambos, porém, negaram a autenticidade das mensagens, alegando serem fake news, e afirmaram que não se conheciam.
- A estudante, então, publicou uma longa mensagem em sua conta no Instagram, revelando que estava sofrendo ataques. Ela pediu explicitamente a exclusão dos posts contendo os prints falsos.
- Um dos responsáveis pelo perfil Choquei, que escreveu sobre o caso, chegou a fazer uma piada sobre redação do Enem, em resposta à publicação de Jéssica, e depois apagou.
- Familiares comunicaram a morte da estudante; Whindersson e a assessoria jurídica do Choquei se pronunciaram (veja as notas abaixo).
- Whindersson publica vídeo lamentando a morte de Jéssica e propõe criação de lei em homenagem a estudante.
Leia a nota publicada pelo perfil Choquei:
“Lamentamos profundamente o ocorrido e nos solidarizamos com os familiares e todos os afetados pelo triste acontecimento. Reforçamos nosso compromisso em agir com diligência e responsabilidade.
O perfil Choquei (@choquei), por meio de sua assessoria jurídica, vem esclarecer aos seus seguidores e amigos que não ocorreu qualquer irregularidade na divulgação das informações prestadas por esse perfil. Cumpre esclarecer que não há responsabilidade à ser imputada pelos atos praticados, haja vista a atuação mediante boa-fé e cumprimento regular das atividades propostas.
Em relação aos eventos que circulam nas redes sociais e que foram associados a um trágico evento envolvendo a jovem Jéssica Vitória Canedo, queremos ressaltar que todas as publicações foram feitas com base em dados disponíveis no momento e em estrito cumprimento das atividades habituais decorrentes do exercício do direito à informação.
O compromisso deste perfil sempre foi e será com a legalidade, responsabilidade e ética na divulgação de informações dentro dos limites estabelecidos na Constituição Federal, em especial no art. 5º, inciso IX.
Por fim, reafirmamos nosso respeito pela intimidade, privacidade, bem-estar e pela integridade.
Leia a nota da produtora do humorista
“A Nonstop Produções S.A., escritório responsável pelo gerenciamento de Whindersson Nunes, vem a público manifestar o posicionamento do artista sobre a dimensão catastrófica de uma história inventada a partir de uma fake news. Nesta sexta-feira (22), Whindersson Nunes foi surpreendido com a triste notícia do falecimento da jovem Jéssica. Perplexo com o desencadeamento desse novo massacre público proporcionado pelo uso negativo das redes sociais, o artista lamenta: ‘Estou extremamente triste. Voltei ao dia em que perdi meu filho. Que ninguém passe pela dor de enterrar um filho’.
A Nonstop Produções S.A. e Whindersson Nunes lamentam profundamente o ocorrido e prestam solidariedade à família da jovem Jessica, bem como repudiam, veementemente, o linchamento virtual e o uso nocivo das redes sociais. Se você estiver passando por questões emocionais, busque ajuda. Disque 188 para o CVV – Centro de Valorização da Vida.”
Leia também |TSE mantém multa de R$ 30 mil por fake news de Flávio Bolsonaro contra Lula
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.