A Secretaria da Infraestrutura do Governo do Ceará (Seinfra) entregou a estrutura provisória que funcionará como terminal de ônibus, no Papicu, durante o período em que ocorrerão as obras da Linha Leste do Metrofor, no nível subterrâneo. Com isso, os passageiros dos ônibus que fazem uso do Terminal do Papicu não devem ser prejudicados no acesso ao transporte público durante as obras.
Durante esse período, a Seinfra estará realizando serviços de fundação, sondagem e instalação da mureta-guia da futura estação do metrô, no subterrâneo de onde fica o atual terminal de ônibus. A perspectiva é de que esses serviços sejam iniciados em 8 de janeiro de 2024.
Com os documentos assinados nesta quarta-feira, a Seinfra transfere para a Empresa de Transporte Urbano De Fortaleza S/A (Etufor) a administração da estrutura provisória. O ato de cessão foi assinado pelo titular da Secretaria, Antonio Nei de Sousa, e pelo diretor da divisão de Infraestrutura da Etufor, Horácio Muniz da Graça. A cessão não afetará as operações no terminal planejadas para o Réveillon. Atualmente, cerca de 46 mil pessoas circulam por dia no terminal.
“Agilizamos a construção deste equipamento para que, a partir de janeiro, sem nenhum prejuízo à população, a cidade passe a fazer uso deste espaço e a gente possa continuar avançando na obra da Linha Leste”, disse, na ocasião, o secretário da Infraestrutura.
O terminal provisório entregue à Etufor conta com 180 metros de extensão (20 a mais que a estrutura permanente), área coberta em estrutura metálica e telhas de alumínio; plataforma com piso de concreto; sala de apoio aos motoristas com banheiro acessível; banheiros com unidade acessível; piso podotátil; passarela provisória entre plataformas, com rampa elevada e coberta (toldo); sinalizações horizontal e vertical do terminal de ônibus provisório; sinalizações horizontal e vertical do novo acesso do terminal antigo pela Rua Pereira de Miranda; estacionamento com pavimento em blocos intertravados; canteiros com pavimentação em lastro de brita e pintura dos muros de fechamento do Terminal de Ônibus Provisório. No total, o investimento foi de R$3 milhões.
A Linha Leste do Metrofor terá 7,3 quilômetros de extensão e fará o percurso entre o Centro e o Papicu, com um tempo total estimado de 15 minutos, e contará com cinco estações, sendo uma de superfície (Tirol-Moura Brasil) e quatro subterrâneas (Chico da Silva Leste, Colégio Militar, Nunes Valente e Papicu.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
Leia também | Seuma registra emissão recorde de documentos e licenças em 2023
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<