Ícone do site Portal GCMAIS

Coreia do Norte ordena que sejam acelerados os preparativos de guerra

Coreia do Norte ordena que sejam acelerados os preparativos de guerra

Foto: Tomoyuki Mizuda / Pixabay

O ditador da Coreia do Norte, Kim Jong-Un, ordenou que sejam acelerados os preparativos de guerra, para conter o que ele descreveu como “movimentos de confronto sem precedentes dos Estados Unidos”. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (28) pela imprensa estatal do país.

As diretrizes foram emitidas durante uma reunião do partido do governo, onde Kim destacou a necessidade de acelerar os esforços militares, envolvendo o Exército Popular, a indústria de material bélico e o setor de armas nucleares.

Durante a reunião, realizada na quarta-feira (27), o chamado Líder Supremo da Coreia do Norte discutiu as orientações políticas para o novo ano, enfatizando a expansão da cooperação estratégica com países que ele chamou de “anti-imperialistas independentes”. A agência de notícias KCNA relatou que o líder norte-coreano delineou ainda tarefas específicas para os setores militares.

Além das questões militares, a Coreia do Norte tem buscado fortalecer laços internacionais, incluindo uma crescente colaboração com a Rússia. Enquanto isso, Washington acusa Pyongyang de fornecer equipamento militar a Moscou para uso na guerra contra a Ucrânia, enquanto a Rússia oferece apoio técnico para avançar nas capacidades militares norte-coreanas.

Na mesma reunião, Kim Jong-Un também delineou metas econômicas para o novo ano, caracterizando-o como um “ano decisivo” para cumprir o plano de desenvolvimento quinquenal do país. Ele destacou a importância de impulsionar os principais setores industriais e fez um apelo pela estabilização da produção agrícola em níveis elevados.

Publicidade

A situação alimentar na Coreia do Norte, historicamente afetada por carências, foi discutida durante a reunião. O país passou por diversas crises nesse quesito, que costumam ser agravadas por catástrofes naturais. Especialistas internacionais alertaram sobre a deterioração da segurança da região, devido ao fechamento das fronteiras durante a pandemia da covid-19.

Com informações da Agência Brasil

>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Leia também | Em mensagem de Natal, papa lamenta terrível colheita de mortes em Gaza

Sair da versão mobile