PLANEJAMENTO

Movimento nos aeroportos: Confira dicas para evitar transtornos antes do voo

Em todos os casos é recomendado chegar cedo no aeroporto, para evitar que se perca o voo

Compartilhe:
1 de janeiro de 2024
Portal GCMAIS

Depois das festas de Réveillon, os aeroportos se encontram mais movimentados do que o de costume; com isso em mente, confira dicas úteis para evitar transtornos antes de embarcar no voo neste início de ano.

Movimento nos aeroportos: Confira dicas para evitar transtornos antes do voo
Foto: Tiago Stille / Casa CIvil do Ceará

A principal recomendação é que se chegue ao aeroporto pelo menos duas horas antes do horário do voo, no caso de voos domésticos, e duas horas e meia no caso de voos internacionais.

Além disso, lembre-se de levar um documento com foto, podendo ser passaporte, carteira de identidade, carteira de motorista (CNH) e carteira de trabalho. Também são aceitas as versões digitais desses documentos. No caso de quem viaja com pessoas menores de 16 anos, é importante atentar para a documentação e a autorização da viagem.

Confira quais as regras para a bagagem de mão da companhia com a qual você estará viajando – trata-se da bagagem que não precisa ser despachada durante o check-in e que pode ir dentro do compartimento superior, no avião. No caso de todas as companhias, é permitido levar bagagem de mão, mas algumas têm regras mais específicas.

A sua bagagem precisa ter como dimensões máximas 55 cm X 35 cm x 25 cm, incluindo alças, rodinhas e bolsos externos. Também é preciso observar o peso limite de 10 kg para voos dentro do Brasil ou que tenham o país como origem ou destino.

Lembre-se que há itens que são proibidos de serem levados na bagagem de mão, incluindo armas de fogo, de choque elétrico ou químicas; objetos pontiagudos ou cortantes, como facas, tesouras, canivetes; ferramentas como furadeiras, chaves de fendas, martelos; substâncias explosivas, incendiárias ou inflamáveis, como munições, espoletas e fogos de artifício.

No site da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) é possível encontrar todos os direitos e deveres dos passageiros, assim como respostas para as principais dúvidas relacionadas a viagens. Também é possível solucioná-las pelo atendimento eletrônico da agência, pelo WhatsApp.

Para agilizar o processo de embarque, é recomendável que o passageiro realize o check-in antes de sair de casa, de forma online. O passageiro também pode optar pela utilização do tótens de autoatendimento ou diretamente com o funcionário em um dos balcões das companhias aéreas.

Com informações da Agência Brasil

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Leia também | Ceará conta com 91 voos extras para atender demanda do Réveillon

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.