A partir do dia 10 de janeiro, turistas provenientes da Austrália, Canadá e Estados Unidos (EUA) estarão sujeitos à exigência de visto para ingressar no Brasil. Inicialmente programada para 1º de outubro de 2023, a implementação da medida foi adiada.
Em comunicado, o Ministério do Turismo esclareceu que a data relevante é a de chegada ao território brasileiro. Assim, turistas desses três países que chegarem até 9 de janeiro estarão isentos da obrigação de apresentar o visto.
A exigência, que já era válida para turistas japoneses, australianos, canadenses e norte-americanos, foi prorrogada após um acordo bilateral entre Brasil e Japão, estabelecendo a isenção recíproca de visto para estadias de curta duração, com até 90 dias.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Conforme o ministério, ajustes no processo licitatório para a contratação da empresa responsável pelos vistos eletrônicos para esses países foram necessários. O comunicado destaca que um novo decreto será publicado assim que a tramitação for concluída.
“É importante ressaltar que o governo brasileiro renova o interesse de negociar, com as três nações, acordos de isenção de vistos baseados nos princípios da reciprocidade e da igualdade entre os Estados”, concluiu o Ministério do Turismo.
*Com informações da Agência Brasil.
Leia também | Salário mínimo de R$ 1.412 entra em vigor nesta segunda-feira
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<