Ícone do site Portal GCMAIS

Catadores recolhem do Aterro 7,5 toneladas de lixo reciclável no Réveillon

Catadores recolhem 7,5 toneladas de lixo reciclável do Aterro no Réveillon

Foto: Divulgação / Prefeitura de Fortaleza

A Prefeitura de Fortaleza contabilizou 7,5 toneladas de lixo reciclável coletado por catadores credenciados durante os três dias de festa do Réveillon. A ação integra o projeto Re-ciclo, da gestão municipal, que é coordenado pela Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza (Citinova) em parceria com a Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (SCSP) e a Ecofor.

Dentro da estrutura da festa de ano novo, foram disponibilizados pontos de entrega voluntária ao longo do Aterro da Praia de Iracema, além de duas centrais do Re-ciclo, com separação e pesagem dos recicláveis. O objetivo, conforme a gestão, era promover a reciclagem do material apropriado e ao mesmo tempo promover geração de renda para esses profissionais.

O material recolhido foi transportado pela Ecofor. Além disso, os catadores credenciados receberam uniformes e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). Entre as associações de catadores credenciadas pela Prefeitura estavam Machado de Assis, Ascarosa, Viva Vida, Mulheres Luta em Cena, Rosa Virgínia e Acores.

O vice-presidente da Citinova, Victor Macêdo, conta que as 7,5 toneladas de resíduo recolhido geraram cerca de R$ 20 mil em renda para os catadores e as associações, o que resulta em uma média de R$ 620 por catador. Segundo ele, isso “mostra o espírito do projeto na prática, que além de contribuir com o meio ambiente, de tirar esse resíduo que iria para o aterro, vai para o destino correto, vai ser reciclado e gera renda para quem mais precisa, que são os nossos catadores”.

Re-ciclo

Publicidade

O Re-ciclo é um programa gratuito de coleta seletiva em Fortaleza que conta com um sistema inovador de coleta porta a porta e agendamentos realizados por meio de uma plataforma online. A iniciativa nasceu da parceria entre a Agência Alemã de Cooperação (GIZ) e o Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF). Criado pelo Laboratório de Inovação de Fortaleza (Labifor), é coordenado pela Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação (Citinova) e conta com parceria da Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (SCSP) e da Ecofor.

O projeto atua hoje em parceria com associações locais, com aproximadamente 30 associados, que fazem a coleta de resíduos de 12 bairros da cidade. Desde o início das operações, em setembro de 2022, o Re-ciclo já coletou mais de 500 toneladas de materiais recicláveis e gerou aproximadamente 461 mil em renda para as associações.

Leia também | Réveillon 2024 gerou um total de 142 toneladas de lixo em Fortaleza

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Sair da versão mobile