Ícone do site Portal GCMAIS

Hacker investigado por invadir páginas de órgãos públicos do Ceará é alvo de busca e apreensão

Hacker investigado por invadir páginas de órgãos públicos do Ceará é alvo de busca e apreensão

Foto: Reprodução

A Polícia Civil do Ceará cumpriu, na manhã desta quarta-feira (3), em Cascavel, na Grande Fortaleza, um mandado de busca e apreensão contra um homem de 18 anos investigado por hackear páginas de órgãos estaduais e municipais do Ceará e dos estados de Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Pernambuco, Sergipe e Tocantins. Na ação, foram apreendidos aparelhos eletrônicos, notebook e um celular.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

As investigações tiveram início após um grupo de hackers atacar sites governamentais. As ações foram coordenadas pela Delegacia de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DRCC), com apoio do Departamento de Inteligência (DIP) e do Núcleo Operacional (NO) do Departamento de Polícia Judiciária Especializada (DPJE).

Os equipamentos apreendidos serão periciados. A Polícia Civil continua com as investigações sobre o caso para identificar sobre os outros suspeitos de envolvimento na ação criminosa.

A modalidade do ataque aos sites é conhecida como “defacement”, uma espécie de pichação virtual na qual o invasor explora vulnerabilidades do site para alterar as informações exibidas aos usuários.

Publicidade

A ação rendeu à época prestígio aos hackers no mundo do cibercrime, embora não tenha permitido o controle total do site atacado.

Denúncias

A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As denúncias podem ser feitas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, por onde podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia. O sigilo e o anonimato são garantidos.

As informações também podem ser encaminhadas para o telefone (85) 3101-7586, da Delegacia de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DRCC). O sigilo e o anonimato são garantidos.

Leia também |Hacker Walter Delgatti é condenado a 20 anos de prisão por vazar dados de autoridades

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

 

Sair da versão mobile