A matrícula para alunos de escolas municipais que agora vão cursar o ensino médio em uma escola estadual segue até a próxima quinta-feira (11), no Ceará. Conforme a gestão estadual, essas vagas são garantidas por meio de parceria entre a Secretaria de Educação do Estado do Ceará (Seduc) e as secretarias de educação municipais.
O processo é diferente porque, no caso desses alunos, eles não são considerados novatos – uma vez que já fazem parte da rede pública de ensino. Com isso, a matrícula para esses estudantes é feita nesse período específico.
No caso das escolas municipais de Fortaleza, as instituições começam a entregar a cada estudante um documento que encaminha o aluno à rede estadual. Para isso, os pais ou responsáveis devem se dirigir à escola indicada para confirmar a matrícula. Caso o estudante não tenha recebido o documento na escola municipal, deve solicitar seu encaminhamento.
Confira a documentação necessária para matrícula.
No caso dos alunos que já estão cursando o ensino médio, o processo é de uma confirmação de matrícula, que pode ser feita pelos pais e responsáveis ou pelo próprio estudante, sobre a sua permanência na escola. Em seguida, o que acontece é um remanejamento interno, voltado aos alunos da rede pública estadual que querem ser transferidos para outras unidades de ensino. Essas ações são realizadas pelas próprias escolas.
Na etapa seguinte, acontece o remanejamento externo, voltado aos alunos das redes municipais que serão recebidos nas escolas estaduais. Com isso, cada escola estadual, de acordo com o planejamento prévio, deverá receber o estudante remanejado, garantindo sua vaga.
Há ainda um processo separado para os estudantes novatos – ou seja, aqueles que vêm da rede privada, de outros estados ou ainda estudantes que abandonaram a escola e querem voltar. No Ceará, esse processo começará na próxima quarta-feira (10).
Em Fortaleza, os estudantes que ingressam na rede pela primeira vez e os que abandonaram a escola deverão solicitar seu processo de matrícula pela internet, por meio do Sistema de Matrícula Online. A matrícula poderá ser efetuada pelo estudante, quando maior de 18 anos, ou pelo responsável, quando menor de 18 anos.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
Leia também | Matrícula nas escolas estaduais do Ceará: confira o procedimento para 2024
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<