Após ficarem na mira de dois bandidos em meio às dunas da Praia de Cumbuco, no Ceará, uma mulher sentada no banco da frente do buggy abordado pelos criminosos comentou com os turistas sobre o que aconteceu. Até então, eles achavam que se tratava de uma encenação que fazia parte do passeio “com emoção”.
“Eles estavam com revólver, vocês viram? — disse a mulher. Nas imagens gravadas por um dos turistas é possível ver que os dois bandidos estão com a arma em punho apontando para os passageiros do veículo, contudo o motorista percebendo a ação acelerou e conseguiu evitar o assalto.
Em seguida, o motorista afirma que vai chamar a polícia e pega o celular. Nesse momento a voz de outra mulher pode ser ouvida novamente quando ela diz: “Será que a gente abaixa? Abaixa, André, abaixa”, pede ela para o passageiro que está na parte de trás do veículo.
Segundo buggy desviou rota para fugir dos criminosos
Um vídeo mais completo obtido pela TV Cidade mostra que momentos antes da tentativa de assalto a turistas que estavam em um passeio de buggy nas dunas do Cumbuco, um segundo veículo que vinha logo atrás desviou o caminho para escapar da abordagem dos criminosos.
De acordo com André Araújo, um dos ocupantes do veículo, explica que o buggy de trás, no momento da tentativa de assalto, desviou na direção do mato, tendo balançado e chacoalhado nessa hora. Ele conta que a família pediu cuidado com o pai, que vinha no buggy de trás, de modo que já estavam ficando irritados com o bugueiro pelos solavancos. “Aí a gente ouviu o tiro e entendeu a gravidade da situação.”
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
“Estávamos em dois buggys, o primeiro estava a esposa do meu pai, eu e minha namorada, e logo atrás vinha um com meu pai, minha irmã e minha cunhada. A gente viu eles apontando arma pra gente e […] a gente pediu que o nosso passeio fosse com emoção. A nossa ingenuidade foi tão grande, que primeiro achamos que era uma encenação, que fazia parte do passeio”, narra ele.
Em um diálogo posterior à abordagem, a mulher que estava no banco do passageiro avisa para André que não se tratava de uma brincadeira, mas que os homens estavam armados com revólveres de verdade e se tratava de uma tentativa de assalto.
Conforme a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), não chegou a ser registrado Boletim de Ocorrência (BO) sobre o ocorrido. Os suspeitos teriam sido identificados e chegam a ser apontados como figuras já conhecidas por crimes realizados na região, mas não foram presos pelas forças de segurança.
Investigações sobre tentativa de assalto nas dunas do Cumbuco
As investigações da polícia são auxiliadas pelas imagens registradas pelas próprias vítimas. A SSPDS ressalta que equipes do do Batalhão de Policiamento Turístico (BPTur) da Polícia Militar do Ceará (PMCE) agora reforçam as ações de policiamento na região.
No vídeo gravado pelas pessoas que estavam no buggy, no Cumbuco, os dois homens aparecem empunhando armas de fogo na frente do veículo quando ele estava passando pelo local, na intenção de assaltar os passageiros. Ao notarem que o buggy não estava desacelerando, um dos criminosos – que estava bem no meio da passagem – chega a desviar.
Leia também |Praia do Cumbuco ganha placa em homenagem a recorde mundial de kitesurf