O euro fechou em R$ 6,081 (real) na quarta-feira, 10 de janeiro de 2024, em alta de 0,16% em relação ao fechamento anterior. A alta do euro foi impulsionada pela expectativa de que o Banco Central Europeu (BCE) possa aumentar as taxas de juros mais cedo do que o esperado. Os investidores também aguardavam dados de inflação na zona do euro, que seriam divulgados nesta quinta-feira, 11 de janeiro. Em Portugal, o PSI-20, principal índice de ações da bolsa de valores, também fechou em alta de 0,76% nesta quarta-feira.
Entenda como é calculado o valor do euro hoje
O euro é a moeda oficial da União Europeia e é a segunda moeda mais negociada no mundo, depois do dólar americano. A moeda europeia é influenciada por uma série de fatores, incluindo:
- As taxas de juros na União Europeia e no Brasil. Quando as taxas de juros na União Europeia estão mais altas do que no Brasil, os investidores estrangeiros são atraídos para o euro, o que aumenta a demanda pela moeda europeia e, consequentemente, sua cotação.
- A inflação na União Europeia e no Brasil. Quando a inflação está alta, os investidores procuram ativos que possam proteger seu patrimônio da perda de valor. O euro é considerado um ativo seguro, o que aumenta sua demanda e, consequentemente, sua cotação.
- O risco político na União Europeia e no Brasil. Quando há incertezas políticas, os investidores estrangeiros podem se tornar mais cautelosos e reduzir suas compras de euro. Isso pode levar a uma queda na cotação da moeda europeia.
Para calcular o valor do euro em reais, basta multiplicar o valor do euro em euros pela taxa de câmbio entre euro e real. A taxa de câmbio é divulgada diariamente pelos bancos e corretoras de câmbio.
Por exemplo, se a taxa de câmbio entre euro e real é de R$ 6,00, então 1 euro vale 6 reais. Se você quiser comprar 100 euros, terá que pagar 600 reais. É importante lembrar que a cotação do euro é uma variável que varia constantemente, dependendo dos fatores mencionados acima.
Leia também | Boletos do IPTU 2024 e da Taxa do Lixo de Fortaleza já estão disponíveis para pagamento
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<