Ícone do site Portal GCMAIS

Estudantes já podem acessar lista de universidades com vagas no Sisu 2024

Período para matrícula dos selecionados no Sisu inicia nesta sexta-feira (2)

Foto: Reprodução

Já está disponível para consulta a lista de universidades com vagas disponíveis no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) de 2024. Este ano, são disponibilizadas no total 264.360 vagas. A maior parte dessas vagas é destinada a cursos em tempo integral, com 121.750 reservadas para cotas e 19.899 para ações afirmativas específicas de cada instituição.

O processo seletivo terá início em 22 de janeiro, permitindo que os candidatos escolham entre instituições federais, estaduais, municipais. De acordo com dados do Ministério da Educação (MEC), a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) lidera a lista, com 9.240 vagas, seguida pela Universidade Federal Fluminense (UFF), com 8.788, e a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com 7.750.

Entre as instituições públicas estaduais, a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) oferece o maior número de vagas, com quase 6 mil oportunidades. Na sequência, a Universidade Estadual do Piauí (Uespi) com 4.215 e a Universidade do Estado da Bahia (Uneb) com 2.610. A única participante do programa entre as instituições municipais é a Faculdade Municipal de Educação e Meio Ambiente (Fama), no Paraná, com 86 vagas.

A partir de 2024, o Sisu será realizado apenas uma vez por ano, selecionando estudantes para vagas em universidades públicas em todo o país com base nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Criado em 2009 e implementado em 2010, o programa, que tradicionalmente ocorria duas vezes por ano, busca simplificar o acesso ao ensino superior.

UFC

Publicidade

A Universidade Federal do Ceará (UFC) estará ofertando um total de 6.278 vagas pelo Sisu de 2024, distribuídas em 108 cursos de graduação presencial em Fortaleza e no interior do estado. A oferta de cursos e vagas na UFC está disponível para consulta.

Cotas

O Sisu acontece neste ano com algumas mudanças, a partir da revisão da Lei de Cotas em novembro de 2023. Agora, todos os candidatos concorrerão, primeiramente, na ampla concorrência para depois ocuparem as vagas reservadas pelo sistema de cotas, se atenderem aos critérios. A renda familiar mensal exigida para cota socioeconômica é de, no máximo, um salário mínimo por pessoa.

Além disso, quilombolas também poderão concorrer às vagas reservadas pela Lei de Cotas. Em todos os casos continua sendo proibido o ingresso por cota de candidato que tenha cursado algum momento do ensino médio em escola particular.

Com informações da Agência Brasil

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Leia também | UFC terá 6.278 vagas ofertadas pelo Sisu em janeiro de 2024

>>> Acompanhe o GCMAIS no YouTube <<<

Sair da versão mobile