O estado do Ceará atingiu o maior índice do Brasil de concludentes do ensino médio que fizeram a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2023. Conforme os dados, 79,8% fizeram a prova no estado – em torno de quatro a cada cinco concludentes. Em números absolutos, foram 84.863 participantes do Ceará, com 77.220 sendo da rede pública.
No Brasil, essa proporção ficou em 46,7% – ou seja, menos da metade dos concludentes do ensino médio – com um total de 1.181.081 inscritos e 837.622 que fizeram de fato a prova. Depois do Ceará, aparecem também entre os primeiros do ranking os estados de Goiás (com 72,2% de participação) e Amapá (com 65,4%).
SOmando os índices gerais de inscrição e participação no Enem 2023 – ou seja, somando escolas públicas e privadas – o Ceará também aparece à frente na comparação proporcional, com 80,2% de participação dos alunos concludentes do ensino médio. No Brasil, esse índice fiocu em 50,8%.
O resultado foi apresentado durante a divulgação dos resultados do Enem 2023, nesta terça-feira (16), na sede do Ministério da Educação (MEC), em Brasília. Participaram do evento o ministro da Educação, Camilo Santana (PT), e o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Manuel Palacios.
Segundo o governador Elmano de Freitas (PT), a intenção é ampliar esses números. “A meta é ampliar esses dados para o próximo Enem, com mais investimentos e sempre apoiando e incentivando nossos estudantes sobre a importância da prova para o ingresso no ensino superior.”
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Leia também | Alunos do 3º ano do Ensino Médio receberão incentivo financeiro para fazer Enem