Um levantamento da Organização Mundial de Saúde (OMS) aponta que o consumo mundial de tabaco tem diminuído ao longo dos últimos anos. A pesquisa tenta observar tendências na prevalência do tabagismo entre 2000 e 2030.
Conforme observado nos dados coletados, um total de 150 países tiveram redução nesse consumo nos últimos anos. Apesar dessa diminuição, destaca a OMS, as mortes ocasionadas pelo tabaco devem continuar altas no mundo ao longo dos próximos anos.
Há ainda a perspectiva de que o objetivo de reduzir 30% o consumo de tabaco entre 2010 e 2025 não deve ser alcançado. Apenas 56 países devem conseguir essa marca, o que inclui o Brasil, que já conseguiu uma redução de 35% no consumo desde o ano de 2010.
Um outro grupo formado por seis países, por outro lado, tiveram movimento contrário, com aumento no consumo do produto desde então. Trata-se de Egito, Indonésia, Jordânia, Congo, Moldávia e Omã.
O relatório aponta que, de modo geral, o mundo tem demonstrado um movimento positivo no sentido de reduzir o consumo de tabaco, mas que a indústria do produto também tende a não deixar isso continuar na mesma velocidade. Conforme comunicado feito pelo diretor do Departamento de Promoção da Saúde da OMS, Ruediger Krech, o momento não é de ficar inativo nas ações de combate ao conusmo do tabaco.
A Organização Mundial da Saúde faz ainda um alerta sobre produtos que têm feito sucesso entre os mais jovens, denominados sem fumo, e que também acarretam em consumo de tabaco. O apanhado mostra que cerca de 10% de adolescentes entre 13 e 15 anos de idade em todo o planeta consumem um ou mais variedades de tabaco.
>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Leia também | Ataques dos EUA e Reino Unido contra Houthis no Iêmen provocam aumento do preço do petróleo