Um dos homens mais procurados pela Polícia do Ceará, apontado como chefe de uma facção criminosa paulista, foi localizado e morto em uma ação policial na Bahia nesta quinta-feira (18). Evaldo Batista Ferreira, o “Evaldo Coragem” e dois comparsas foram localizados na zona rural de Juazeiro. Na tentativa de prisão houve confronto e o trio ficou ferido. Os homens foram socorridos, mas não resistiram.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Uma pistola calibre 380, duas espingardas calibres 12 e 20, carregadores, munições e 30 mil reais em espécie foram apreendidos. Ações de inteligência apontaram para a possibilidade do criminoso estar escondido no Povoado de Tomé. Com recompensa de R$ 8 mil oferecida pelo Governo do Ceará, Evaldo Coragem fugiu do território cearense e, segundo investigações, buscava ampliar a atuação da organização criminosa paulista que ele representava.
Além de recrutar novos associados, o criminoso pretendia também explodir agências bancárias no sertão nordestino, com o objetivo de angariar recursos.
Um dos homens mais procurados do Ceará é morto
Participaram da operação a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado do Ceará (FICCO/CE), a FICCO/BA, o Departamento de Inteligência (DIP) da Polícia Civil do Ceará (PC-CE) e a Companhia Independente de Policiamento Especializado (CIPE-Caatinga) da Polícia Militar da Bahia (PMBA).
Segundo a Polícia Federal, ‘Evaldo Coragem’ tinha 59 anos e “não era localizado desde outubro de 2022, ocasião em que foi expedido mandado de prisão preventiva pela Vara de Delitos de Organizações Criminosas do Ceará”. Evaldo é um dos ‘Irmãos Coragem’, que ficaram conhecidos por serem acusados de vários crimes, como homicídios, roubos a bancos, tráfico de drogas e ataques a agentes de segurança, na Região Norte do Ceará.
Leia também | Criminosos armados invadem sítio de influenciadora no Ceará; vídeo