Ícone do site Portal GCMAIS

Funceme: Ceará apresenta 45% de probabilidade de chuvas abaixo da média em 2024

Ceará deve manter predomínio de estabilidade de chuvas neste início de semana, indica Funceme

Foto: Funceme

A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) divulgou nesta sexta-feira (19) que o Ceará enfrenta uma probabilidade de 45% de chuvas abaixo da média no período entre fevereiro e abril de 2024. Essa informação, anunciada durante evento no Palácio da Abolição, em Fortaleza, destaca ainda que há 40% de chance de precipitações dentro da normalidade e 15% de probabilidade de chuvas acima da média durante esses meses, que compõem a maior parte da quadra chuvosa cearense.

Historicamente, o estado registra 510 milímetros de precipitações entre fevereiro e abril, sendo março o mês com maior volume (203.4 mm). A quadra chuvosa se estende até maio, mas a previsão para o restante desse período será divulgada no próximo mês.

A análise das condições climáticas, realizada por meio de modelos numéricos globais e regionais, aponta que o Ceará tem uma tendência para uma estação chuvosa mais curta em 2024, com maiores acumulados de chuva nos meses de fevereiro e março, tornando-se mais irregulares em abril e maio.

No oceano Pacífico equatorial central, o campo de anomalias de Temperatura da Superfície do Mar (TSM) mostra condições térmicas indicativas do fenômeno El Niño. O índice ONI (Oceanic Niño Index), referente ao período outubro, novembro e dezembro de 2023, registrou uma anomalia positiva de 1,9°C.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Publicidade

No oceano Atlântico tropical, há predomínio de áreas aquecidas nas porções norte e sul, indicando um dipolo do Atlântico tropical próximo à neutralidade.

Os modelos de previsão para o trimestre fevereiro, março e abril de 2024 apontam anomalias positivas no oceano Pacífico equatorial e uma tendência de dipolo entre neutro e positivo no Atlântico tropical.

Leia mais | Estacionamento de shopping é tomado por fumaça de incêndio do Parque do Cocó

Sair da versão mobile