PREVISÃO

Funceme: Chuvas para os próximos dias não devem impactar incêndio do Cocó

O incêndio no parque começou ainda na noite de quarta-feira (17)

Compartilhe:
19 de janeiro de 2024
Portal GCMAIS

Conforme a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), Fortaleza tem projeção de chuva isolada para este sábado (20), entre a madrugada e a manhã, mas a perspectiva é de que as chuvas não devem ter impacto significativo para aliviar o incêndio no Parque do Cocó. Para o restante desta sexta-feira (19), não há perspectiva de novas chuvas.

Funceme: Chuvas para os próximos dias não devem impactar incêndio do Cocó
Foto: TV Cidade Fortaleza

O fogo começou a se alastrar ainda na noite de quarta-feira (17), chegando agora a quase 40 horas. Equipes do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) têm atuado no local desde então, para tentar apagar dois focos de incêndio que estão ativos.

O Parque do Cocó é o maior parque natural em área urbana do Norte-Nordeste, e o quarto maior da América Latina. Ainda não é possível mensurar o tamanho do dano gerado pelo incêndio à vegetação, mas a Secretaria do Meio Ambiente e Mudança Climática do Estado do Ceará (Sema) garante que, após contrlada a situação, será elaborado um plano de recuperação da mata destruída no incêndio.

O fogo, que começou na superfície, já se alastrou para o nível subterrâneo, com o chamado fogo de turfa. Ele leva esse nome devido à turfa, que é um material orgânico que resulta da decomposição da vegetação acumulada no solo. O resultado desse processo acaba sendo altamente inflamável, em um material que se acumula debaixo do chão.

Quadra chuvosa

Ainda segundo a Funceme, o Ceará enfrenta uma probabilidade de 45% de chuvas abaixo da média no período entre fevereiro e abril de 2024. Essa informação, anunciada durante evento no Palácio da Abolição, em Fortaleza, destaca ainda que há 40% de chance de precipitações dentro da normalidade e 15% de probabilidade de chuvas acima da média durante esses meses, que compõem a maior parte da quadra chuvosa cearense.

Historicamente, o estado registra 510 milímetros de precipitações entre fevereiro e abril, sendo março o mês com maior volume (203.4 mm). A quadra chuvosa se estende até maio, mas a previsão para o restante desse período será divulgada no próximo mês.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Leia mais | Estacionamento de shopping é tomado por fumaça de incêndio do Parque do Cocó

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.