O incêndio que iniciou no Parque Estadual Cocó, em Fortaleza, persiste pelo segundo dia consecutivo, desafiando os esforços do Corpo de Bombeiros, que ainda não estabeleceu uma previsão para o controle das chamas. Nesta sexta-feira (19), aproximadamente 30 agentes do Corpo de Bombeiros permanecem em ação, utilizando esquema de turnos para combater o fogo na reserva ambiental.
Devido à localização remota e sem acesso para viaturas, o combate às chamas está sendo realizado a pé, com o apoio de um helicóptero e uma retroescavadeira. A dificuldade acrescida é explicada pelo fato de o fogo estar localizado no subsolo, tornando o combate mais desafiador, conforme indicou um representante do Corpo de Bombeiros.
Durante a madrugada, os militares conseguiram eliminar diversos focos de calor na reserva ambiental, mas a natureza subterrânea do incêndio apresenta obstáculos significativos. Moradores de Fortaleza têm relatado a presença de fumaça em vários pontos da cidade, resultado do incêndio que assola o Parque do Cocó.
Vídeos compartilhados nesta quinta-feira (18) revelam a extensão da fumaça que se espalhou por diferentes bairros da capital cearense. Residentes em áreas como Benfica e Aldeota testemunharam mudanças na qualidade do ar e relataram o odor de queimado. Imagens aéreas também mostram a nuvem densa que se formou em algumas vias públicas.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
O incêndio iniciou na noite de quarta-feira (17), e sua intensidade aumentou durante a manhã de quinta-feira (18), propagando-se pela cidade. O governador Elmano de Freitas (PT) informou que cinco viaturas do Corpo de Bombeiros foram mobilizadas para controlar o fogo, originando de diferentes pontos da cidade.
Diante da gravidade da situação, o governador solicitou uma “apuração rigorosa” sobre as causas do incêndio. Ele enfatizou a importância de preservar o Parque do Cocó, considerado um patrimônio ambiental do Ceará. Informações preliminares dos Bombeiros indicam que aproximadamente quatro hectares de vegetação já foram afetados pelo fogo.
Leia mais | Estacionamento de shopping é tomado por fumaça de incêndio do Parque do Cocó
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<