No quarto dia consecutivo de intensos esforços para conter as chamas que consomem parte do Parque do Cocó, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) mantém atuação no combate ao incêndio. No sábado (20), das quatro áreas de trabalho designadas, três tiveram os focos totalmente extintos, enquanto o quarto permanece ativo, concentrado em pontos isolados, como troncos de árvores e raízes, onde equipes trabalham para apagar qualquer chama remanescente.
Durante as operações realizadas no neste sábado (20), os bombeiros militares empregaram o Líquido Gerador de Espuma (LGE), uma substância que atua através de dois fatores: resfriamento e abafamento. Essa combinação evita a reacendimento das áreas previamente queimadas, mantendo sob controle os focos ainda ativos. Além do LGE, a operação também envolve o uso de bombas de água e um drone equipado com câmera térmica, permitindo uma vigilância detalhada da situação na área.
O coronel comandante-geral do Corpo de Bombeiros, Cláudio Barreto, permanece no local, coordenando as equipes e destacando o progresso na operação. “Durante o dia, realizamos um sobrevoo na área e identificamos os pontos de calor que necessitavam de atenção. Conseguimos extinguir parte desses focos e, agora à noite, continuaremos trabalhando para controlar o último foco que identificamos como ativo. Nossas guarnições estão dedicadas a finalizar a operação e conter qualquer foco de incêndio restante”, afirmou o coronel.
Os bombeiros militares contam com o apoio de diversas equipes, incluindo o Batalhão de Polícia do Meio Ambiente (BPMA) da Polícia Militar do Ceará (PMCE), brigadistas da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema), a Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), além de bombeiros da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Ceará (Cedec) e agentes da Secretaria da Proteção Animal (SEPA).
Leia mais | Estacionamento de shopping é tomado por fumaça de incêndio do Parque do Cocó
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<