O governador Elmano de Freitas (PT), anunciou neste domingo (21), em uma publicação nas redes sociais, que o incêndio no Parque Estadual do Cocó foi controlado. Porém, lembrou que as as equipes manterão a vigilância durante todo o resto do dia e por toda a madrugada para evitar novos focos na área afetada.
“Informo aos cearenses que, após mais um dia de trabalho intenso do nosso Corpo de Bombeiros, o incêndio no Parque Estadual do Cocó foi controlado. Mesmo assim, as equipes manterão a vigilância durante todo o resto do dia e por toda a madrugada para evitar novos focos na área atingida”,escreveu o governador.
Na publicação, Elmano agradeceu e parabenizou o trabalho dos bombeiros e afirmou que o trabalho vai prosseguir no sentido de apurar de forma rigorosa as causas do incêndio
“Aproveito para parabenizar pelo trabalho e agradecer, de coração, nossas equipes dos bombeiros, brigadistas da Secretaria do Meio Ambiente e policiais militares do Batalhão de Polícia do Meio Ambiente (BPMA) pelo incansável trabalho ao longo desses dias. O trabalho segue agora para rigorosa apuração das causas do incêndio”, reforçou o governador.
Ações preventivas e de monitoramento
O coronel comandante-geral do Corpo de Bombeiros, Cláudio Barreto, destacou que o trabalho continuará: “Apesar dos focos terem sido apagados e a situação estar sob controle, as equipes do Corpo de Bombeiros continuarão no Parque do Cocó como medida de prevenção e monitoramento, para evitar que os ventos fortes ou até mesmo da temperatura elevada reative algum dos focos de calor”, ressaltou o comandante-geral ao informar que ainda há alguns troncos de árvores e raízes, em pontos isolados, que permanecem com focos de calor.
De modo preventivo, o monitoramento por meio de drone com câmera térmica e com uma aeronave da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) seguirá sendo utilizado, quando necessário, para fazer a vistoria do local. As estratégias aplicadas durante a ação, como: equipamento proporcionador de espuma, a fim debelar os pequenos focos por abafamento e resfriamento; bombas de água e bombas costais, seguirão sendo utilizados no combate aos focos de calor.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Trilhas suspensas
Os acessos às trilhas do Parque Estadual do Cocó, em Fortaleza, estão fechados e a navegação pelo rio está suspensa durante o período de combate ao incêndio que ocorre em uma área da Unidade de Conservação desde a noite da última quarta-feira (17).
“Trata-se de uma medida para garantir a segurança dos frequentadores deste patrimônio do povo cearense”, afirma a secretária de Meio Ambiente e Mudança do Clima, Vilma Freire.
Incêndio no Parque do Cocó
Os bombeiros militares contam com o apoio de equipes do Batalhão de Polícia do Meio Ambiente (BPMA) da Polícia Militar do Ceará (PMCE), de brigadistas da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema), da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), além de bombeiros da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil no Ceará (Cedec) do CBMCE.
Leia também | Quarto foco permanece ativo em incêndio no Parque do Cocó, informa Corpo de Bombeiros
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<