Os acessos às trilhas do Parque Estadual do Cocó, em Fortaleza, estão fechados e a navegação pelo rio está suspensa durante o período de combate ao incêndio que ocorre em uma área da Unidade de Conservação desde a noite da última quarta-feira (17).
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
“Trata-se de uma medida para garantir a segurança dos frequentadores deste patrimônio do povo cearense”, afirma a secretária de Meio Ambiente e Mudança do Clima, Vilma Freire.
Nesse sábado (20), das quatro áreas de trabalho designadas, três tiveram os focos totalmente extintos, enquanto o quarto permanece ativo, concentrado em pontos isolados, como troncos de árvores e raízes, onde equipes trabalham para apagar qualquer chama remanescente.
Durante as operações realizadas no sábado (20), os bombeiros militares empregaram o Líquido Gerador de Espuma (LGE), uma substância que atua através de dois fatores: resfriamento e abafamento. Essa combinação evita a reacendimento das áreas previamente queimadas, mantendo sob controle os focos ainda ativos. Além do LGE, a operação também envolve o uso de bombas de água e um drone equipado com câmera térmica, permitindo uma vigilância detalhada da situação na área.
Incêndio no Parque do Cocó
Os bombeiros militares contam com o apoio de diversas equipes, incluindo o Batalhão de Polícia do Meio Ambiente (BPMA) da Polícia Militar do Ceará (PMCE), brigadistas da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema), a Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), além de bombeiros da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Ceará (Cedec) e agentes da Secretaria da Proteção Animal (SEPA).
Leia também | Quarto foco permanece ativo em incêndio no Parque do Cocó, informa Corpo de Bombeiros
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<