A prefeita interina de Acopiara, Ana Patricia (MDB), vai denunciar, nesta segunda-feira (22), o sucateamento da frota de veículos da Prefeitura da cidade durante a gestão do antecessor, o prefeito afastado pelo Ministério Público do Ceará, Antônio Almeida, do mesmo partido. Vídeos divulgados pela gestora mostram ônibus escolares, carros de transporte e até máquinas pesadas abandonados. Moradores da região estão receosos de que as aulas sejam suspensas pela dificuldade de deslocamento.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
O prejuízo financeiro para a cidade não foi estipulado mas, ao todo, são mais de 10 veículos em estado de abandono. A Câmara Municipal de Acopiara deve abrir um processo de impeachment contra Antônio Almeida.
“Agora é o momento de reconstrução, e o trabalho já começou. É hora de fazer gestão e superar os obstáculos deixados para trás”, disse a prefeita interina.
O que diz o prefeito afastado
Em entrevista ao portal GCMAIS, o prefeito afastado, Antônio Almeida, afirmou que Ana Patrícia está a frente da Prefeitura há cerca de nove meses, considerando os afastamentos que sofreu da função. Segundo ele, a situação dos veículos poderia ter sido resolvida pela gestão da vice.
“Ela está querendo me imputar esse erro, mas ela está a frente da Prefeitura há nove meses. Tem carros aí que estão expostos que com mil reais ou mil e quinhentos reais, sairiam da oficina. Então, ela quer jogar lama na minha imunidade moral”, revelou.
Segundo Antônio Almeida Neto, Ana Patrícia tem o objetivo de conquistar a Prefeitura de Acopiara nas eleições de 2024 e por isso procura prejudicar a imagem dele.
“O objetivo só é isso, com esses carros na praça pública. A população de Acopiara é muito atenta, é muito inteligente. Então, eu tenho certeza que o povo está entendendo isso como uma grande palhaçada da Prefeitura, que está querendo denigrir a minha imagem. Eu quero que a justiça verifique, porque isso é má fé, é um jogo que a vice-prefeitura está fazendo com a gente”, complementou Almeida.
Prefeita de Acopiara denuncia descaso com veículos da Prefeitura
Em dezembro de 2023, o Ministério Público do Ceará (MPCE) deflagrou a operação “Verus Dominus”, que investiga possíveis crimes de corrupção, fraude em licitações, falsidade ideológica, associação criminosa e lavagem de dinheiro envolvendo servidores públicos e representantes de locação de veículos que prestam serviço à Prefeitura de Acopiara.
Foram cumpridos 15 mandados de busca e apreensão contra o prefeito, a secretária de Gabinete, a chefe da licitação e os empresários titulares das empresas, além de mandados de afastamento da função pública, por 180 dias, contra os agentes públicos. A Justiça também autorizou a quebra dos sigilos bancário e fiscal dos envolvidos para aprofundar as investigações.
Foram afastados dos cargos o prefeito de Acopiara, o chefe de Gabinete e a chefe do Setor de licitações, além do encerramento dos contratos com a empresa envolvida.
No entanto, este não foi o primeiro afastamento de Antônio Almeida Neto. Em 2022, outra operação do MPCE resultou em seu afastamento, revogado posteriormente. Em junho de 2023, novos mandados foram cumpridos, e o prefeito foi afastado por 180 dias, retornando em setembro do mesmo ano.
Afastamentos de Antônio Almeida da Prefeitura de Acopiara:
- Outubro de 2022 – afastado
- Março de 2023 – retorno
- 21 de junho de 2023 – afastado
- 13 de setembro 2023 – retorno
- 21 de dezembro 2023 – afastado
- Ainda sem retorno em janeiro de 2024
Leia também | Pré-candidato do PT à Prefeitura de Fortaleza, Evandro Leitão posa ao lado de Lula, Camilo e Elmano