ENSINO SUPERIOR

Passo a passo: Confira como fazer a inscrição no Sisu 2024

As inscrições são feitas exclusivamente pela internet, até quinta-feira (25)

Compartilhe:
23 de janeiro de 2024
Portal GCMAIS

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) está com inscrições abertas até quinta-feira (25); confira abaixo o passo a passo de como fazer a inscrição para participar da seleção. O processo seletivo foi aberto nesta segunda-feira (22) e engloba 6.827 cursos de graduação de 127 instituições públicas de educação superior, em um total de 264.181 vagas disponíveis.

Passo a passo: Confira como fazer a inscrição no Sisu 2024
Foto: Reprodução

Para fazer a inscrição, é necessário acessar o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. O candidato também precisa ter cadastro no Login Único do governo federal (gov.br). Caso já tenha, basta realizar o login com o Cadastro de Pessoa Física (CPF) e a senha. As inscrições para o Sisu são gratuitas e devem ser efetuadas exclusivamente pela internet, no Portal Acesso Único.

Sisu 2024: Confira como fazer a inscrição

Após acessar o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, o candidato deve clicar em “Inscreva-se”, na primeira caixa informativa do cronograma.

O Portal direcionará o usuário para o Sistema do Sisu. Nessa tela, basta clicar no botão “Entrar com GOV.BR”. Caso o interessado ainda não tenha cadastro no portal do governo federal, será necessário se inscrever. Ele poderá clicar no link “Clique aqui para saber como acessar” se quiser mais informações.

Ao acessar o portal gov.br, o usuário deve realizar o login com o CPF e a senha cadastrados.

No momento em que o candidato realiza o login no Sisu, o sistema recupera, automaticamente, as notas obtidas na edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) válida para o processo seletivo. Antes de iniciar o procedimento de inscrição, o participante deve conferir e confirmar os dados cadastrais, localizados na barra superior da tela de inscrição.

Escolha do curso
O passo seguinte é a escolha do curso. O candidato pode escolher até duas opções de curso de graduação dentre as ofertadas para o processo seletivo do Sisu 2024. É possível alterar as opções de curso durante todo o período de inscrições, ou seja, até 25 de janeiro. A inscrição válida será a última registrada no sistema.

Nessa etapa, o participante deverá clicar em “Fazer inscrição na 1ª opção”. As ofertas de vagas poderão ser consultadas por instituição, curso ou municípios.

Ao aparecer o resultado da busca, bastará escolher o curso, a instituição e o estado para o qual pretende concorrer.

O sistema direcionará o usuário para a tela “Modalidade”. Nessa etapa, o participante deverá escolher a modalidade de concorrência disponível para o curso selecionado, clicando no botão “Escolher essa modalidade”. Caso queira se inscrever em duas opções de curso, precisará repetir o procedimento na tela “2ª opção de curso”, clicando no link “Fazer inscrição na 2ª opção”.

Em 2024, o Sisu seguirá as alterações estabelecidas na nova Lei de Cotas. Assim, todos os candidatos inscritos no Sisu serão classificados conforme o seu desempenho no Enem, primeiramente na modalidade de ampla concorrência. Em seguida, é prevista a reserva de vagas ofertadas pela Lei de Cotas e pelas políticas de ações afirmativas das instituições de ensino. O objetivo é beneficiar, sem distorções, os candidatos realmente demandantes de política compensatória para acesso ao ensino superior.

Na tela “Confirmação”, o sistema apresentará todas as informações referentes ao curso selecionado. É necessário conferir os dados do curso e da modalidade escolhidos, assim como a documentação que será exigida pela instituição no momento da matrícula, e depois clicar no botão “Confirmar minha inscrição nesta opção”, que fica ao final da tela.

Feitos esses procedimentos nas duas opções, o sistema apresentará um resumo das informações de ambas as opções em que o candidato está inscrito no processo seletivo do Sisu 2024.

Ao efetuar esse passo a passo, o estudante estará concorrendo a uma vaga no Sisu e poderá acompanhar as notas de corte dos cursos e a classificação parcial durante o período de inscrição.

Resultados

O resultado do processo seletivo será divulgado no dia 30 de janeiro, pelo Portal Único de Acesso. Diferente dos anos anteriores, em 2024 a lista de espera poderá ser utilizada durante todo o ano pelas instituições públicas de educação superior participantes, para preenchimento das vagas eventualmente não ocupadas na chamada regular. O candidato que não for selecionado na chamada regular poderá manifestar interesse em participar da lista de espera, no período de 30 de janeiro a 7 de fevereiro, também pelo Portal Único de Acesso.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Leia também | Sisu 2024: confira os cursos com mais vagas nesta edição

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<  
WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.